22.8 C
Goiânia
sábado, 18, setembro 2021
- Anúncio -

Confira o cronograma de vacinação contra a Influenza em Goiânia e Aparecida

A vacina utilizada será a trivalente, que é segura e protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e B.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Seguindo o Calendário Nacional de Vacinação, as Secretarias de Saúde de Goiânia e Aparecida de Goiânia iniciam, nesta segunda-feira (12), a campanha contra a Influenza (H1N1). A vacinação para crianças, gestantes e puérperas ocorrerá de forma simultânea em todo o país, seguindo etapas de vacinação. Neste ano, foram incluídas crianças até 5 anos de idade na primeira fase, pois elas não estavam previstas no calendário de vacinação da Covid-19, ao contrário dos idosos.

O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, alerta para o prazo entre a vacina contra a Covid-19 e a influenza. “A aplicação da H1N1 acontecerá de forma simultânea às doses da vacina contra a Covid-19, por isso, o Ministério da Saúde (MS) orienta que entre uma vacina e outra seja respeitado o prazo de 14 dias, sendo que a vacina contra a Covid-19 deve ser ministrada primeiro e somente depois a pessoa deve tomar a Influenza”, reforça.

A vacina utilizada será a trivalente, que é segura e protege contra os vírus da Influenza A/H1N1, A/H3N2 e B. A aplicação da dose é de responsabilidade das prefeituras, que devem organizar os locais e orientar a população quanto ao horário de funcionamento das salas. A detecção de anticorpos protetores se dá entre duas a três semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de seis a 12 meses.

Podem tomar a vacina contra a H1N1 bebês a partir de 6 meses de idade, sendo contraindicada apenas para aqueles que tiveram alergia grave a doses anteriores e/ou a ovos, pessoas com febre, sintomas gripais e/ou da Covid-19. Portadores da Síndrome de Guillain-Barré precisam de autorização por escrito do médico.

Goiânia

Em Goiânia, a imunização contra a Influenza ocorrerá nas salas de vacina das unidades básicas de saúde que não estejam aplicando as doses contra a Covid-19. O horário de funcionamento dos postos de vacinação será das 8h às 17h. Os profissionais de saúde serão vacinados por etapa, iniciando pelos hospitais que internam pacientes com influenza.

A estratégia de vacinação contra a H1N1 na capital será a seguinte: as crianças serão atendidas por faixa etária, já as gestantes e puérperas por demanda espontânea. Os trabalhadores da Saúde dos hospitais que atendem pacientes com Síndrome Respiratória Aguda (SRAG) serão vacinados nos seus locais de trabalho e os demais em postos determinados pela SMS, através de agendamento no aplicativo Prefeitura 24 horas.

A listagem das salas de vacinação disponíveis para a vacinação pode ser acessada por meio do site da SMS, aba de serviços.

Aparecida de Goiânia

Já em Aparecida de Goiânia, serão 25 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) que funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Aos finais de semana, além das UBS, a cidade contará com atendimentos em drive-thrus, conforme cronograma e disponibilidade de vacinas. Para melhorar o atendimento aos grupos prioritários, a SMS de Aparecida realizará Dias D de vacinação contra a Influenza no decorrer dos dois meses de campanha.

“Buscamos com esses Dias D evitar filas e tumultos nas unidades de Saúde do município, protegendo as pessoas dos grupos prioritários. Por isso, teremos postos em formato drive-thru em determinados dias neste período de campanha”, comunicou a coordenadora de Imunização, Renata Cordeiro.

Os postos de drive-thrus nos Dias D da campanha serão na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela (Setor Solar Central Park); Centro de Especialidades (Jardim Boa Esperança) e no estacionamento do Aparecida Shopping (Setor Serra Dourada). É preciso levar documentos pessoais, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. 

Unidades de Saúde em Aparecida

As unidades de Saúde em Aparecida que estarão realizando a imunização contra Influenza são: Centro de Saúde Papillon Park; UBS Bairro Independência; UBS Caraíbas; UBS Jardim dos Ipês; UBS Madre Germana; UBS Mansões Paraíso; UBS Buriti Sereno; UBS Pontal Sul II; UBS Cruzeiro do Sul; UBS Bairro Hilda; UBS Colina Azul; UBS Delfiore; UBS Bandeirantes; UBS Jardim Riviera; UBS Campos Elísios; UBS Parque Trindade.

Além disso, as UBS’s Jardim dos Buritis; UBS Bela Vista; UBS Rosa dos Ventos; UBS Nova Olinda; UBS Retiro do Bosque; UBS Cândido de Queiroz; UBS Jardim Paraíso; UBS Expansul e UBS Santo André. Todas as unidades seguirão os protocolos de segurança sanitários, mantendo o distanciamento entre as pessoas e fila de espera ao ar livre, com distribuição de senhas.


Leia mais: Detran-GO e OAB lançam cartilha para orientar sobre mudanças no Código de Trânsito

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -