Comprometimento dos pulmões de Maguito está entre 50% e 75%, revela médico

Uma equipe médica paulista virá à Goiânia fazer uma avaliação de Maguito. Ele deve ser transferido para uma unidade de UTI móvel até o aeroporto de Goiânia.

0
Coligação de Maguito Vilela é punida
Maguito está internador em uma UTI deste domingo (25). (Foto: Reprodução / Instagram)

O candidato a prefeito de Goiânia, Maguito Vilela (MDB) internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Goiânia a dois dias, será transferido nesta terça-feira (27) para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Uma equipe médica paulista virá à Goiânia fazer uma avaliação de Maguito. Ele deve ser transferido para uma unidade de UTI móvel até o aeroporto de Goiânia.

De acordo com Marcelo Rabahi, médico que acompanha o quadro de Maguito, a transferência foi decidida em conjunto com a família, e a justificativa é que o “suporte de assistência ventilatória” em São Paulo será mais otimizado. O médico também explicou que pacientes com covid-19 formam “microtromboses”, que são diagnosticadas por avaliação clínica e por meio de alguns marcadores inflamatórios. Rabahi explica que o tratamento que Maguito vem recebendo é com anticoagulantes.

“A doença tem características próprias, em que em alguns pacientes a resposta é mais lenta. Nós precisamos garantir que o paciente fique seguro e por isso ele está dentro desta proposta de tratamento”, diz. De acordo com Rabahi, o nível de comprometimento pulmonar do candidato, em valores numéricos, não é o principal fator neste momento, mas sim o nível de oxigenação.

Comprometimento dos pulmões

O médico revela que o comprometimento pulmonar de Maguito está entre 50% e 75%. “Ele não teve uma piora de ontem para hoje, e o que ele precisa é que se mantenha seguro sem complicações até que o curso desta fase da doença possa ser transposta”, pontua o pneumologista.

“Ele está se alimentando, acordado e consciente, com a função cardíaca e renal normal. Em conjunto com a família foi decidido que ele fosse transferido para São Paulo onde ele pudesse seguir com o tratamento de forma mais intensiva”, explica Rabahi.

Campanha política

O presidente estadual do MDB, Daniel Vilela, afirmou que a campanha do candidato a prefeito pela coligação Pra Goiânia Seguir em Frente vai esperar a estabilização da saúde de Maguito Vilela, que se recupera da Covid-19, para definir os próximos passos. “Nós conseguimos manter um ritmo intenso e acelerado da campanha até agora, mesmo com o afastamento do Maguito para cuidar da sua saúde. Mas, claro, isto tem um limite. A presença do candidato é fundamental, as pessoas querem vê-lo, ouvi-lo, se reunir com ele. Queremos ultrapassar essa fase mais aguda da doença para, a partir disto, tomarmos as melhores decisões sobre a campanha em Goiânia”, assegurou.

Daniel Vilela explicou que a agenda desta terça-feira da campanha foi suspensa porque o foco, neste momento, é realizar uma corrente positiva em torno da recuperação de Maguito Vilela. “Não se justifica estar nas ruas. Nosso foco é a estabilização da saúde para termos uma expectativa para os próximos dias. A partir daí é que serão tomadas as decisões”, assegurou.

Coordenador-geral da campanha de Maguito Vilela, Agenor Mariano explicou nas redes sociais que a decisão de suspender a agenda desta terça-feira (27) foi para que o dia seja dedicado a orações. Estavam previstas 23 atividades comandadas por aliados. Segundo Daniel Vilela, os próximos programas eleitorais do MDB também vão informar para a população da capital sobre o estado de saúde do candidato. O objetivo é manter total transparência com o eleitorado.


Leia mais: Maguito Vilela será transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo