27.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Começa campanha de vacinação contra o sarampo

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Começa nesta segunda-feira (10), em Goiânia, a edição 2020 da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Essa etapa é destinada a crianças de 5 a 19 anos. Estarão disponíveis as vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral (para crianças de até 4 anos vacinadas com a primeira dose de tríplice viral.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo da campanha é atingir os não vacinados ou complementar esquemas de vacinação para a vacina Tríplice Viral nas faixas etárias entre 5 e 19 anos de idade de forma seletiva, a partir da verificação do cartão de vacinação e segundo as indicações do Calendário Nacional de Vacinação do Ministério de Saúde.

Na capital, 71 postos de saúde estarão disponíveis para atender a população. A lista pode ser encontrada clicando aqui.

Dia “D”

Nesta primeira fase, o Dia D, de mobilização nacional, será em 15 de fevereiro. A segunda etapa da campanha começa em agosto, com o foco em pessoas de 30 a 59 anos de idade.

Apesar de a vacinação ser voltada ao grupo de 5 a 19 anos, pessoas de seis meses a 49 anos, podem se vacinar de forma seletiva conforme a disponibilidade de vacinas. Porém, no “Dia D”, não serão administradas doses extras, em nenhuma pessoa, independentemente da idade.

Casos de Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa grave e a única forma de evitar é a vacina. Sua transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Entre os sintomas, estão febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e manchas brancas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Goiás, no ano passado, foram notificados 199 casos suspeitos em 51 municípios, sendo 14 confirmados. Nove seguem em investigação até esta segunda-feira. Já neste ano, foram registradas seis suspeitas em cinco municípios. Uma delas já foi confirmada, tornando assim, Goiás um estado com transmissão ativa do vírus.

Leia mais:

Dois casos de Sarampo são confirmados em Goiânia

Segunda,13, começa a vacinação para professores e profissionais da segurança

Febre amarela: Regiões Sul e Sudeste entram em alerta

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -