Objeto de desejo de todo atleta, o troféu é o símbolo máximo da realização esportiva – a representação física que destaca os melhores. Na Stock Car, lendas como Ingo Hoffmann, Paulão Gomes, Chico Serra, Cacá Bueno, Ricardo Maurício, Daniel Serra, Rubens Barrichello, entre outros, foram eternizadas pelo nobre ato de erguer o ícone da vitória.
Ao longo dos seus 43 anos de história, a Stock Car utilizou suas taças para fazer referência ao seu legado. E isso vai acontecer novamente no dia 11 de dezembro, quando será conhecido o novo campeão da categoria. Ele irá erguer, no pódio, um troféu comissionado pela ArcelorMittal para a artista plástica capixaba Ana Paula Castro. O resultado é uma peça que, em seus detalhes, traz o DNA da categoria, contando um pouco da trajetória da Stock em 2022.
O troféu possui hastes que representam as pistas que receberam a temporada 2022 da Stock e sustentam o que Ana Paula batizou de “Círculo Perfeito”: uma representação da fusão dos traçados do campeonato para simbolizar a campanha vitoriosa alcançada pelo novo campeão.
“O conceito em que me baseei procurou unir as pistas onde as corridas foram realizadas em uma só peça. Comecei pensando em como poderia unir todas essas etapas num aro só, num circuito só, toda a ação em um só lugar. Foi aí que surgiu a ideia do Círculo Perfeito, que contém e simboliza todas as corridas de 2022. Essas corridas se entrelaçam para formar um círculo maior, que na verdade é a grande final. Criei uma malha a partir da própria logo da Stock Car, que traz nela a ideia do quadriculado da bandeira em movimento, com dinamismo. Fiquei feliz com o resultado, e acho que a peça ficou bonita e repleta de significados positivos do esporte”, concluiu a designer, premiada internacionalmente, que trabalha com peças em aço há 25 anos.
Tradição e história
Em suas 586 corridas, a Stock Car distribuiu um total de 1.831 troféus para os pilotos que subiram ao pódio, além dos 42 campeões, incluindo também as provas disputadas em dupla. Maior campeão da história, Ingo Hoffmann, por exemplo, tem em sua vasta prateleira nada menos que 170 troféus conquistados na Stock Car: 158 de pódios (com 77 vitórias) e 12 títulos de campeão. Entre os pilotos em atividade, Cacá Bueno soma 90 taças: 85 de top-3 em corridas na categoria (com 37 triunfos alcançados) e cinco troféus de campeão.
As corridas da Super Final serão disputadas no próximo domingo, 11 de dezembro. A primeira prova tem largada prevista para 14h15, enquanto a última prova do campeonato está marcada para 14h55, sempre com 30 minutos mais uma volta de duração. A Stock Car é transmitida pela Band e mídias oficiais da Stock Car (YouTube e Facebook).