Aparecida de Goiânia não cessa com a testagem ampla da população para identificação da covid-19. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os exames realizados são RT-PCR, padrão ouro para detecção da doença, considerado mundialmente por especialistas como o melhor do mercado.
A SMS destaca que há na cidade oito postos de testagem sendo feito em sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e também no Centro de Especialidades. Até o momento, Aparecida já realizou 409 mil testes.
O teste RT-PCR é realizado nas UBS’s Garavelo Park, Independência Mansões, Expansul, Jardim Tiradentes, Buriti Sereno, Pontal Sul e Chácara São Pedro. O teste é feito mediante agendamento prévio pelo aplicativo Saúde Aparecida ou encaminhamento médico. A testagem é feita de segunda a sexta-feira. Nas UPA’s 24h e hospitais da cidade, o teste é feito em pacientes internados.
Para a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro, a testagem em massa é importante para monitorar o avanço da doença e poder ter mecanismo de combate ao vírus.
“Aparecida iniciou essa ampla testagem em abril de 2020, seguindo diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), para obter diagnósticos precoces, identificar infectados, evitar agravamento de casos e conter a circulação viral. Estamos nos aproximando de 410 mil testes realizados numa cidade que tem 601 mil habitantes (IBGE) e continuaremos testando, isolando, rastreando e monitorando as pessoas para proteger a população”, destaca.
A secretaria informa ainda que para utilizar o serviço, disponível para o sistema Android, basta acessar a Play Store, pesquisar o nome “Saúde Aparecida”, baixar o aplicativo e fazer o cadastro pessoal com o número do CPF e Cartão SUS. Telefones com outras tecnologias e computadores também podem acessar o aplicativo pelo site da Prefeitura.
Reconhecida por especialistas da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em visita à cidade em outubro de 2020, como “ponto-chave da rede eficiente de proteção, vigilância e tratamento contra a covid-19 implantada no município”, a testagem municipal soma-se às estratégias planejadas tais como o monitoramento dos casos confirmados, a realização de exames laboratoriais, o empréstimo de oxímetros, a criação de um aplicativo de agendamento e a oferta de novos leitos de UTI e de enfermaria específicos, dentre outras medidas de enfrentamento à pandemia.
“Temos de estar alertas permanentemente. Os índices têm indicado desaceleração, mas as pessoas precisam seguir alertas e reforçamos a importância da vacinação e das outras medidas de prevenção da doença, como o uso de máscaras e o distanciamento social”, Daniela Ribeiro.