Campus Party: Big Data na Saúde Estadual será apresentado

Data:

Com o tema Big data em saúde: volume, variedade, velocidade e caos o gerente do Centro de Informações Estratégicas em Saúde (Conecta SUS), Carlos Augusto Tibiriçá, será um dos palestrantes da Campus Party Goiás 2019. A palestra será neste sábado, dia 7, às 17h. O gestor vai explicar os desafios de trabalhar o Big Data no contexto da saúde pública.

Tibiriça vai explicar o contexto geral do SUS, seus sistemas de informações, além das dificuldades de trabalhar para produzir e consolidar as bases de dados, transformando as informações em uma ferramenta de gestão. Sobre o Big Data, ele esclarece que é um universo imenso de informação, com variedade de dados chegando a todo momento, de diversas formas. “Como tratar isso, extraindo a informação de qualidade, é o grande desafio”, afirma Tibiriçá, que trabalha há nove anos na SES-GO.

Tibiriçá explica que o SUS dispõe de diversos sistemas de informação que têm dificuldade de se comunicarem. “O sistema A não conversa com o B, e este cenário é um problema geral, porque não foram planejados para isso. Por isso, o objetivo de produzir ferramentas de gestão é conseguir consolidar essas informações dos diversos sistemas em um único ponto, facilitando assim a tomada de decisão do gestor”, comenta.

Big Data

O gerente deu exemplo de como trabalhar com o Big Data é complexo. Ele explicou que somente no Sistema de Informação Ambulatorial (SIA), houve cerca de 3,9 bilhões de procedimentos executados pelo SUS em todo o País no último ano. São mais de 330 mil estabelecimentos de saúde inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (Cnes) e, em cada unidade, existem inúmeros procedimentos. “Imagina que temos mais de 5.500 municípios e 26 Estados. Todos possuindo um sistema próprio o volume de informação se torna imenso, o que dificulta o controle e a qualidade da informação”, diz.

A SES-GO possui um cluster (arquitetura de sistema que une dois ou mais computadores) que começou a processar dados de diversos sistemas de informação, consolidando e usando outras ferramentas, como ciência de dados, para produzir painéis de indicadores.

O projeto-piloto de Big Data na SES-GO utilizou o sistema E-SUS da Atenção Básica. O gestor explica que existiam muitos dados que não eram informados pelos municípios – cerca de 2,5 milhões de cadastros de goianos na Atenção Primária, que realizam cerca de 20 milhões de registros de atendimento. O cluster da SES-GO está sendo usado nesse caso para produzir indicadores com essas informações. Os dados são públicos e estão inseridos em um painel disponibilizado no site da secretaria (www.saude.go.gov.br).

*Com informações da assessoria de imprensa do SES/GO

Leia mais:

Unimed Goiânia sofre criticas nas redes sociais

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

40ª Copa Sesc começa em Goiânia com campeões olímpicos do vôlei e show do Mr Gyn

Abertura será realizada em 13 de setembro, no Ginásio Rio Vermelho, com participação de campeões olímpicos do vôlei e atividades gratuitas para famílias

Aparecida terá Dia D de vacinação contra a raiva para cães e gatos em 19 de setembro

Mobilização será realizada em 19 de setembro, das 8h às 17h, com cerca de 60 pontos de vacinação gratuita espalhados pela cidade

Goiânia chega ao Dia Mundial da Alfabetização em 2º no Índice Criança Alfabetizada 

Capital atingiu antecipadamente a meta do MEC para 2030 e ficou em segundo lugar entre as capitais brasileiras no Índice Criança Alfabetizada

Goiás reforça atendimento em saúde mental durante o Setembro Amarelo

Rede de Atenção Psicossocial está presente nas cinco macrorregiões do Estado e reúne CAPS, unidades de acolhimento, equipes especializadas e leitos hospitalares