A Câmara Municipal de Goiânia aprovou, em definitivo, um projeto de lei que prevê espaços reservados e adaptados para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios e arenas esportivas com capacidade para cinco mil pessoas ou mais. A matéria, de autoria do vereador Igor Franco (MDB), foi aprovada na terça-feira (1) e segue para sanção do prefeito Sandro Mabel (União Brasil).
Os setores destinados às pessoas com TEA deverão contar com vidros que permitem a visibilidade do evento e contenham o som externo. Além disso, a organização deverá disponibilizar fones abafadores para aqueles com extrema sensibilidade auditiva.
Cada sala sensorial terá um limite de 50 pessoas, e os beneficiários poderão levar até três acompanhantes, sendo que um deles terá gratuidade no ingresso. A sinalização diferenciará esses acessos dos demais.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia terá 720 novas moradias populares para famílias de baixa renda
O projeto tem como objetivos:
Promover inclusão;
Garantir acessibilidade;
Estimular a prática esportiva e de lazer;
Fortalecer o vínculo com a comunidade;
Contribuir para o desenvolvimento das potencialidades das pessoas com TEA.
“Autistas podem sofrer com barulhos e luzes intensas, o que pode gerar sobrecarga sensorial. Esse projeto busca oferecer um ambiente mais adequado para que eles também possam aproveitar eventos esportivos com conforto e segurança”, destacou Igor Franco.