24.8 C
Goiânia
terça-feira, 27, julho 2021
- Anúncio -

Após anulação do trancamento das investigações, MP denuncia padre Robson e mais 17 pessoas

Segundo o Ministério Público, a organização era dividida em quatro núcleos: núcleo operacional, núcleo dos laranjas, núcleo dos beneficiários e núcleo da família Cabriny.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) denunciou nesta segunda-feira (07) o padre Robson de Oliveira e outras 17 pessoas por organização criminosa, apropriação indébita, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. De acordo com as investigações da Operação Vendilhões, deflagrada no final de agosto, os crimes foram cometidos apor meio da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe).

A operação deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apura o desvio da doação de fiéis às Afipes (Associação Filhos do Pai Eterno, Associação Pai Eterno e Perpétuo Socorro, Associação Filhos do Pai Eterno e Perpétuo Socorro) entre outras que, eram utilizados para outros fins.

O esquema criminoso, segundo aponta o MP-GO, contava com divisão de tarefas, tendo o Padre Robson de Oliveira como líder do grupo. A organização era dividida em quatro núcleos: núcleo operacional, núcleo dos laranjas, núcleo dos beneficiários e núcleo da família Cabriny.

Núcleo operacional

Rouane Caroline Azevedo Martins: “Era o braço direito do padre Robson, ela é suspeita de gerenciar e organizar toda atividade lícita e ilícita”.

Anderson Reiner Fernandes: Advogado, suspeito de auxiliar nas atividades lícitas e ilícitas, organizar as fraudes e figurar em diversas transações ilícitas como interposta pessoa (laranja);

Gustavo Leonardo Naciff do Nascimento: De acordo com o MP, é suspeito de realizar as negociações de imóveis rurais;

José Pereira César: Contador das Afipes e demais empresas da suposta organização criminosa, é suspeito de atuar para apagar rastros criminosos, criar justificativas contábeis, efetuar registros contábeis indevidos e ajustar e organizar as declarações de impostos de renda dos laranjas;

Paulo César Campos Correa: suspeito de comandar uma rede de empresas de comunicação e de auxiliar nas atividades criminosas.

Núcleo dos laranjas

O núcleo dos laranjas é composto por pessoas que cediam seus nomes para a realização de negócios, como aquisição de imóveis ou para ocultar movimentações financeiras criminosas, ocasiões em que as contas dos laranjas eram utilizadas como mecanismo de passagem de valores, com a finalidade de obscurecer a verdade.

Celestina Celis Bueno;

Rodrigo Luis Mendoza Martins Araújo;

Ana Verônica Mendoza Martins;

Anderson Matheus Reiner Fernandes.

Núcleo dos beneficiários

Familiares de Padre Robson usufruíram de imóveis de imóveis comprados e alugados pelo dinheiro desviado das Afipes, segunda aponta o Ministério Público.

Elice de Oliveira Pereira (mãe);

José Celso Pereira (pai);

Adrianne de Oliveira Pereira (irmã);

Jeferson de Oliveira Pereira (irmão);

Joselice de Oliveira Pereira Carvalho (irmã).

Núcleo da família Cabriny

O MP alega que membros da família Cabriny, especialmente três irmão que auxiliaram Robson na prática de diversos crimes. Eles possuem diversas empresas, dentre elas a GC Construtora e Incorporadora utilizada para desviar patrimônio das Afipes mediante a celebração de negócios jurídicos simulados.

Onivaldo Oliveira Cabriny Costa Júnior;

Gleysson Cabriny de Almeida Costa;

Bráulio Cabriny de Almeida Costa.

Defesa de Padre Robson

O advogado de Padre Robson de Oliveira que, Pedro Paulo de Medeiros, disse em vídeo divulgado na tarde desta segunda-feira (07), que “São as mesmas injustas investigações que o Ministério Público insiste em fazer em uma associação privada, que não tem qualquer satisfação a dar ao Ministério Público”, argumentou. Além disso, Pedro Paulo diz que as movimentações financeiras da Afipe são “assuntos internos”.


Leia mais: Equipes de transição realizam primeira reunião nesta terça-feira, no Paço Municipal

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -