A cidade de Aparecida de Goiânia foi a que mais abriu leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em todo o estado de Goiás. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o município fica à frente até da capital, Goiânia, em se tratando de números proporcionalmente.
Segundo a secretaria, o município abriu 141 unidades de Tratamento Intensivo (UTI), o número é menor que as criadas em Goiânia, 258. No entanto levando em consideração o número de habitantes, Aparecida fica à frente com 23,89 leitos a cada 100 mil habitantes. A média geral no estado é de 8; em Goiânia, 16,80 a cada 100 mil moradores.
No que se refere aos leitos de enfermaria para os pacientes com covid-19, Aparecida de Goiânia implantou, segundo a pasta, 125 vagas. Desta forma o município tem 21,18 enfermarias por 100 mil habitantes.
Ao todo, segundo a SMS, Aparecida tem no momento 141 leitos de UTI e 125 enfermarias exclusivas para tratamento de pacientes acometidos com a covid-19. Além de leitos, o prefeito Gustavo Mendanha (MDB) destaca outras ações já feitas pela prefeitura.
“Muitas vidas são salvas nesses leitos. Estou tremendamente preocupado com a força dessa segunda onda e a prioridade máxima para Aparecida é proteger sua população. Aqui, testamos em massa, isolamos e monitoramos os infectados e tratamos os enfermos com rigor científico e dedicação. Porém, nada disso surtirá efeito se a população não colaborar reforçando as medidas de higiene, distanciamento social e o uso correto das máscaras”, disse Mendanha.
O secretário de Saúde do município, Alessandro Magalhães, pede à população que procure o mais rápido as unidades de saúde para tratamento, se houver qualquer necessidade.
“Neste momento, pela velocidade com que o quadro clínico dos doentes tem se agravado, alertamos a todas as pessoas que estiverem se sentindo mal que procurem, o quanto antes, sem precisar agendar antes, uma unidade de saúde. Pode ser uma das três UPA’s (Flamboyant, Buriti Sereno e Brasicon) ou uma das 40 UBS’s do município para uma avaliação profissional”, concluiu.