Durante o Julho Amarelo, mês dedicado à prevenção e combate das hepatites virais, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia intensifica as ações voltadas ao diagnóstico precoce, conscientização e qualificação da atenção à saúde. A Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) coordena a iniciativa, com foco nas hepatites B e C.
A programação envolve testagens rápidas nas unidades básicas de saúde (UBSs), unidades de pronto atendimento (UPAs) e em eventos externos com o apoio do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante (CTAI). Além disso, estão previstas oficinas de capacitação, distribuição de insumos de prevenção, como preservativos, e materiais informativos.
O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que as hepatites virais são doenças silenciosas que podem evoluir para complicações graves, como cirrose e câncer de fígado. “Muitas pessoas vivem com hepatite sem saber. O diagnóstico precoce é fundamental”, alerta.
Entre os sintomas mais comuns das hepatites, quando presentes, estão olhos e pele amarelados, febre, dor abdominal, urina escura e cansaço. A transmissão ocorre, principalmente, pelo contato com sangue contaminado, relações sexuais desprotegidas e compartilhamento de objetos cortantes.
A coordenadora do Programa Municipal de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais, Janaina de Almeida, chama a atenção para o aumento de 44,3% nos casos de hepatite C entre 2023 e 2024 no município. “Esse dado mostra a necessidade de ampliar o enfrentamento. A hepatite C tem cura, e a B pode ser evitada com vacinação, disponível gratuitamente no SUS”, afirma.
Leia Mais: GGIM reforça fiscalização e amplia sensação de segurança em bairros de Aparecida de Goiânia
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Capacitação e testes gratuitos
Como parte da campanha, a IX Oficina de Capacitação sobre Hepatites Virais acontece no dia 23 de julho, das 8h às 12h, no Espaço Multiuso. O evento é voltado a profissionais da saúde e estudantes. As inscrições estão abertas no site doity.com.br.
A diretora de Vigilância Epidemiológica, Rosikelly Andrade, ressalta que as ações seguem as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que propõe a eliminação das hepatites virais como problema de saúde pública até 2030. “Queremos ampliar o acesso aos testes, orientar a população e reforçar o compromisso com a saúde coletiva”, destaca.

Calendário de testagens rápidas – CTAI Itinerante
- 16/07 – 8h às 17h – Centro de Especialidades Municipal
- 17/07 – 16h30 às 22h – UPA Buriti Sereno
- 28/07 – 7h às 17h – Órion Complex
- 30/07 – 8h às 16h – CAIS e UBS Colina Azul