A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), comprou via dois Pregões Eletrônicos, 270 mil testes para detectar o novo coronavírus (SARS-CoV-2). São 100 mil testes de RT-PCR tradicional e 170 mil testes de RT-PCR rápido. Este último, tecnologia recém chegada no Brasil que detecta o antígeno viral a partir da mucosa naso-orofaringe.
De acordo com a secretária Fátima Mrué, serão duas frentes de testagem. “Vamos usar o PCR tradicional para testar as pessoas com sintomas da Covid-19 que procuram as unidades de saúde do município e o PCR rápido para uma testagem maciça da população em estruturas como tendas e drive thru. Os pacientes que estiverem sintomáticos em casa e seus contatos também serão testados”, explica.
Com os testes em mãos e disponíveis, a previsão é de que os 270 mil testes RT-PCR já sejam colocados em uso a partir da próxima semana.
Goiânia soma 179 leitos de UTI
Nos últimos dois meses, Goiânia passou de 40 para 179 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) direcionados especificamente para o tratamento da covid-19. O aumento é de 447%, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
No último dia 13, a Prefeitura de Goiânia realizou um pregão eletrônico e contratou 100 novos leitos de UTI. “Eles começarão ser operacionalizados na primeira semana de agosto no novo prédio do Hospital das Clínicas, um dos 11 espaços direcionadas para o tratamento da covid-19 no município”, garantiu a superintende de Regulação da capital, Andreia Alcantara Barbosa.
De acordo com boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (21), pela SMS, Goiânia tem 10.998 casos confirmados de Covid-19. Destes, 1.216 estão internados, sendo 572 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). O número de recuperados chega a 9.970 e óbitos são de 329.
Leia mais: Nova unidade do Vapt Vupt no setor Marista atenderá até 20 mil usuários por mês