21.8 C
Goiânia
sexta-feira, 22, novembro 2024
- Anúncio -

Governo vai pagar hospedagem a profissionais da saúde que atuam no combate à Covid-19

Goiás tem mais de mil servidores da saúde contaminados pelo novo coronavírus.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Governo de Goiás lançou o programa “Hotéis Mais Saúde”, projeto que oferece hospedagem aos profissionais da saúde que estão trabalhando no enfrentamento a pandemia do novo coronavírus. O Hotéis Mais Saúde visa isolar profissionais de seus familiares, visando prevenir o contágio pela Covid-19.

Nesta primeira etapa do programa, que é gerido pela Goiás Turismo, são disponibilizados 92 quartos em um hotel de Goiânia. A seleção dos hóspedes é feita pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), que prioriza atendimento aos servidores cuja rotina de trabalho envolve maior contato com os pacientes da Covid-19.

Após a conclusão da jornada de trabalho, ao invés de voltar para casa, o agente de saúde seguirá para o hotel contratado pelo Estado. A seleção do hotel ocorreu por meio de dispensa de licitação, em virtude da pandemia, e impõe várias condições estratégicas. Entre elas, a utilização de até 65% da capacidade, para evitar aglomerações, o atendimento exclusivo aos profissionais da saúde e a proximidade com os hospitais. Atualmente o hotel recebe servidores que atuam no HDT e Hospital de Campanha de Goiânia.

Rotina dos hóspedes

Sobre a rotina dos hóspedes, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, afirmou que segue protocolos de segurança, como a testagem periódica para a Covid-19. “Outro fator preocupante é a questão do distanciamento entre esses trabalhadores e seus familiares. Por isso, estamos buscando auxílio psicológico para acompanhar tanto os profissionais da saúde, como as respectivas famílias”, salientou.

Investimento

O Governo Estadual vai investir R$ 496,8 mil para garantir a hospedagem de 92 pessoas por um período de 60 dias. Até chegar a esse acordo, que melhor atendia aos critérios pré-estabelecidos, o governo estadual analisou outras 16 propostas. De acordo com Fabrício, “a negociação garantiu uma economia de 69,90% sobre o valor de mercado praticado pelo hotel”, calculou.

O presidente da Goiás Turismo informou a intenção de firmar mais parcerias. Nesse primeiro momento, a prioridade ainda é Goiânia, em função da alta demanda. A estimativa é garantir a contratação de mais 108 quartos de hotel. “Se houver necessidade, será estudada a possibilidade de estender o programa também para o interior de Goiás”, ponderou.

Casos na saúde

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), dos 11.918 casos confirmados de Covid-19 em Goiás, 1.164 corresponde a profissionais que trabalham na área da saúde. Esse número representa quase 10% (9,8%) do total de casos confirmados no estado.

504 casos correspondem a técnicos ou auxiliares em enfermagem contaminados, 215 são em enfermeiros. médicos contaminados já somam 178. Além disso, 160 casos representam outros trabalhadores da saúde, 58 trabalhadores administrativos da saúde e 49 fisioterapeutas também estão contaminados pela Covid-19.


Leia mais: Goiânia já tem 3.138 pessoas curadas da covid-19

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -