Goiás retoma atividades químicas após sete anos com a produção de álcool em gel

Data:

O Governo de Goiás, por meio da Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego), começou a fabricar álcool 70%, líquido e em gel. A produção, que pode chegar a 70 mil litros por mês, marca a retomada das atividades industriais da empresa, que ficou parada por sete anos. “O álcool não é só para o uso durante a pandemia, mas continuará a ser produzido após esse período. A Iquego será uma grande indústria não só para Goiás, mas também para o Brasil”, projetou o presidente da empresa, Denes Pereira.

O álcool produzido pela Iquego pode ser vendido para instituições públicas municipais, estaduais ou federais por meio da dispensa de licitação. Outro atrativo para a comercialização dos produtos é que na hora da venda, o álcool produzido pela indústria goiana é mais barato.

Isso porque, toda cadeia produtiva da Iquego recebe exoneração de tributos como Programa de Integração Social (PIS), Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que reduz o custo de produção e o valor final. 

Além da fabricação de álcool, a empresa deve começar a produzir ainda neste semestre o glicosímetro, um medidor de glicose usado por pacientes com diabetes. A iniciativa é resultado de uma Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre a Iquego e uma indústria de Taiwan, na China.

Atualmente a Iquego está com chamamento público aberto para 42 novos produtos, entre eles alguns antirretrovirais e oncológicos. Outra perspectiva de mercado é a produção em larga escala de um repelente de longa duração em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG). “Esse repelente tem ação prolongada por aproximadamente três horas a mais do que os demais disponíveis no mercado, o produto foi pensado para auxiliar na prevenção das epidemias de Dengue, zika e chikungunya”, destacou Denes Pereira.

Retomada das atividades

A Iquego estava sem atividades no parque industrial desde 2013. Com as máquinas paradas, a empresa apresentava déficit há 16 anos. Em 2019, quando o governador Ronaldo Caiado assumiu o Governo de Goiás, a empresa conseguiu apresentar um resultado positivo e vem melhorando os números e índices no balanço contábil.

A redução de custeio foi uma das medidas que mais impactou no balancete positivo. Seguindo a determinação do governador Ronaldo Caiado sobre a redução de custos nos órgãos e autarquias, a Iquego conseguiu derrubar em 28% a verba de custeio em 2019. Além disso, também enxugou folha de pagamento, contrato com fornecedores e parcelou dívidas.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Trânsito terá alterações para celebrações de Corpus Christi em Goiânia a partir desta quarta-feira (3)

Bloqueios começam na madrugada desta quinta-feira (4) e atingem vias nas regiões de Campinas e do Jardim América durante celebrações religiosas

Planalto goleia Rolim de Moura, avança às quartas e fica a um confronto do acesso à Série A2 do Brasileirão Feminino

Com quatro gols de Marcelly, equipe goiana aplica a maior goleada da Série A3 e segue sonhando com o acesso nacional

Manutenção em sistemas da Prefeitura de Goiânia pode afetar serviços online durante feriado de Corpus Christi

Atualização tecnológica será realizada entre os dias 4 e 7 de junho para adequação ao novo modelo de CNPJ definido pela Receita Federal

Inscrições para a 4ª edição do Canto da Primavera Kids 2026 começam nesta quarta-feira (3)

Festival realizado em Pirenópolis vai selecionar 60 crianças e adolescentes de todo o estado; participantes receberão auxílio de R$ 2,5 mil