A convite de Caiado, Bolsonaro inaugura hospital de campanha para covid-19 em Águas Lindas

Data:

O presidente Jair Bolsonaro inaugurou hoje (5) o Hospital de Campanha de Águas Lindas, em Goiás, cidade que fica no entorno do Distrito Federal, a 50 quilômetros da capital. A unidade vai atender exclusivamente casos suspeitos ou confirmados de covid-19. “A gente torce para que pouca gente venha para cá, sinal que não precisa de atendimento”, disse Bolsonaro.

A unidade foi construída pelo governo federal, ao custo de R$ 10 milhões. O governo de Goiás custeará insumos e equipes, e o Executivo federal será responsável pelo aluguel e a manutenção da estrutura física do hospital.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, destacou que as obras e melhorias que estão sendo feitas na área da saúde ficarão de forma definitiva para atender a população do estado, após a pandemia. “Hoje, temos condições de atender as pessoas em todos os quadrantes do estado de Goiás que amanhã sejam acometidos pelo coronavírus e amanhã terão a continuidade. Isso aqui não será uma obra temporária”, disse durante a cerimônia.

A unidade terá 200 leitos de internação, dos quais 190 de enfermaria e 10 de unidade de terapia intensiva (UTI), com rede de gás instalada. Essa rede, os geradores elétricos e camas foram adquiridos com recursos do Ministério da Saúde. Segundo a Secretaria de Saúde de Goiás, a estrutura permite ampliar o número de leitos de UTI conforme a necessidade.

Um total de 263 profissionais trabalharão no local, sendo 45 médicos, 85 enfermeiros e técnicos em enfermagem, 23 fisioterapeutas, além de farmacêuticos, psicólogos e nutricionistas.

A Secretaria de Saúde informou ainda que já enviou dez ventiladores pulmonares para a unidade, onde estão instalados monitores multiparamétricos para verificação dos sinais vitais dos pacientes graves. O hospital de campanha dispõe de tomógrafo computadorizado e laboratório clínico para a realização de exames.

O acordo de cooperação entre os governos federal e de Goiás, assinado em 22 de maio, prevê o funcionamento do hospital por quatro meses, podendo ser prorrogado.

De acordo com o boletim divulgado ontem (4) pela Secretaria de Saúde de Goiás, o estado tem 5.023 casos de covid-19 e 164 mortes causadas pela doença. Há ainda 27.115 casos suspeitos em investigação.

Em todo o país, já são 614.941 casos e 34.021 mortes pelo novo coronavírus.

*Com informações da Agência Brasil

Leia mais:

Senado aprova uso obrigatório de máscaras em locais públicos e privados

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Goiás reforça atendimento em saúde mental durante o Setembro Amarelo

Rede de Atenção Psicossocial está presente nas cinco macrorregiões do Estado e reúne CAPS, unidades de acolhimento, equipes especializadas e leitos hospitalares

Chuva derruba temperatura em Goiânia, mas calor retorna com máxima de 34°C a partir de sexta-feira 

Olho da notícia: Chuva reduz as temperaturas nesta quarta-feira (9), mas calor retorna a partir de sexta; fim de semana terá baixa umidade e máximas de 34°C

Prefeitura de Goiânia amplia tratamento gratuito para quem quer parar de fumar

Tratamento oferecido pela rede municipal inclui acompanhamento multiprofissional, encontros semanais e, quando necessário, medicamentos para auxiliar no abandono do cigarro

Flávio Bolsonaro tem 46% e Lula 45% em eventual 2º turno, aponta Pesquisa BTG/Nexus

Pesquisa BTG Pactual/Nexus mostra Flávio com 46% e Lula com 45% em eventual segundo turno; diferença está dentro da margem de erro