Após 30 dias em funcionamento, o aplicativo Prefeitura 24 horas, que permite que usuários denunciem pontos de aglomeração e de serviços não essenciais, recebeu mais de 5 mil registros em Goiânia.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), pasta que gerencia o aplicativo, informou que do total de denúncias, 2.686 são de lojas ou pontos comerciais considerados não essenciais abertos, sem seguir orientações do decreto estadual.
O comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lembra que a fiscalização continua em parceria com fiscais da Prefeitura e Policia Militar, inclusive em parques e praças da cidade, que concentram boa parte dos aglomerados.
Segundo a Sedetec, as denúncias que chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Fiscalização da Secretaria de Planejamento (Seplan). As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.
De acordo com a prefeitura de Goiânia, o objetivo da ferramenta é contar com o apoio da população para evitar e combater aglomeração de pessoas, assim como a abertura de comércios, indústrias, feiras, eventos e demais estabelecimentos que tiveram o funcionamento suspenso pelos últimos decretos governamentais.
Como denunciar
Para fazer a denúncia de aglomerações ou de comércios abertos, basta acessar o aplicativo (disponível nas lojas de aplicativos das plataformas android e IOS) e selecionar as opções “COVID-19 – Aglomerações”, quando identificados pelo cidadão os locais com possíveis aglomerações de pessoas, e “COVID-19 – Estabelecimento Aberto”, quando identificados pelo cidadão os estabelecimentos abertos sem autorização.
As denúncias podem ser realizadas de forma anônima.
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