Uma pesquisa realizada pala Datafolha e divulgada nesta semana, mostra que o brasileiro coloca o rádio entre os veículos mais confiáveis na divulgação de informações sobre a pandemia do novo coronavírus. Em contrapartida, os aplicativos de mensagens e redes sociais são apontados como os menos confiáveis. O levantamento foi realizado na quarta-feira,18. Foram entrevistados 1.558 pessoas por telefone.
As pessoas foram questionadas se elas confiavam ou não nas informações sobre o vírus divulgadas em: programas jornalísticos de rádio, TV, jornais impressos, sites de notícias, WhastsApp e Facebook. ⠀
Segundo o levantamento, pessoas com idade acima de 60 anos e menos esclarecidas acreditam mais nas redes sociais. Dos entrevistados que têm até ensino fundamental, 18% confiam em informações divulgadas pelo WhastsApp e 17% pelo Facebook.
As pessoas também foram perguntadas em que mídias não confiam para a veiculação de informações sobre o coronavírus. WhatsApp lidera com 58%, seguido de Facebook (50%). Sites de notícias aparecem com 22%, seguidos de jornais na TV (12%) e por fim jornais impressos (11%).