A Secretaria da Saúde de Goiás confirmou mais três casos de sarampo no estado. As novas notificações confirmadas foram de mulheres, como idades de 21, 30 e 41 anos, e todas em Goiânia.
Segundo a SES, ao todo já foram notificados 197 casos suspeitos da doença. Destes, 163 foram descartados e 26 seguem em investigação. Oitos casos foram confirmados, sendo seis em Goiânia, um em Posse e um Alto Paraíso. Com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria executa um plano de contingência da doença no território goiano.
Os três últimos casos foram confirmados por exame laboratorial entre os meses de agosto e outubro. Uma das vítimas tem como histórico uma viagem para São Paulo, outra com vínculo epidemiológico com o primeiro caso registrado em Goiânia e a outra sem vínculo estabelecido e histórico de viagem.
De acordo com a Secretaria, em 2019 as ações foram atualizadas e entre as atividades desenvolvidas estão o incentivo à vacinação de forma seletiva de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto para o sarampo, conforme recomendações do Ministério da Saúde (inclusive com atualização do cartão vacinal dos profissionais de saúde).
Além disso, há monitoramento e bloqueio vacinal dos contatos de casos suspeitos em tempo oportuno de até 72 horas; qualificação para atualizar os profissionais que atuam na rede de saúde sobre a doença com 830 pessoas já treinadas; empenho do laboratório de referência (Lacen-GO) em liberar os resultados dos exames laboratoriais no menor tempo possível; entre outras.
Meta
Segundo a SES, Goiás atingiu a meta de cobertura vacinal contra sarampo para crianças com idade entre 1 e 2 anos, que atualmente é de 100,76%. A pasta também informou que os estoques da vacina contra o sarampo estão regularizados e as doses podem ser encontradas nas mais de 900 salas de vacina espalhadas pelo Estado.
A vacinação de rotina é realizada de maneira seletiva, segundo o calendário divulgado pelo secretário:
Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.
Leia mais:
Nova etapa de campanha de vacinação contra o sarampo começa segunda