A Prefeitura de Goiânia finalizou neste sábado, 30, a construção da trincheira da Rua 90. O trecho, localizado no cruzamento com a Avenida 136, no Setor Sul, foi concluído após 244 dias de obras.
Apesar disso, a via ainda não foi liberada. Isso porque a administração municipal vai aguardar
o tempo de cura do concreto antes de permitir o trânsito de veículos. Desse modo, a previsão é que a liberação da trincheira ocorra, no mínimo, em sete dias.
De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), esse tempo é determinado pelo material utilizado na concretagem. Normalmente, a espera é de quase um mês. Porém, a pasta alegou ter utilizado cimento de alta resistência, que necessita de umidade por pelo menos sete dias.
“Se nós liberarmos a pista para o tráfego de veículos antes da cura ideal, teremos a possibilidade de desgaste da superfície do concreto e comprometimento da durabilidade do pavimento em concreto”, justificou o titular da Seinfra, Dolzonan da Cunha Mattos.
A obra
Além da construção da trincheira, foi feita a revitalização de toda a via. A Seinfra também realizou serviços para adequação da iluminação no trecho, assim como a implantação de calçadas acessíveis e novo paisagismo.
O projeto, que inclui os dois viadutos na Avenida 136, integra o complexo do sistema BRT. A obra se soma, ainda, ao Complexo Viário da Jamel Cecílio.
Leia mais:
Dolzonan Mattos confirma fim das obras na Praça do Trabalhador para o ano que vem