O corpo do recém-nascido que havia sido incinerado, conforme divulgou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia no último sábado, 26, foi reencontrado. Segundo a pasta, o bebê estava nas dependências da Resíduo Zero, empresa que realizou a coleta do material.
A empresa, porém, repassou a informação incorreta de que já havia incinerado o corpo. Agora, ele será entregue à família para sepultamento.
Em nota, a SMS de Aparecida alegou que o corpo do recém-nascido estava devidamente identificado e acondicionado em refrigeração na Maternidade Marlene Teixeira, em Aparecida de Goiânia. Dessa forma, ele foi recolhido de forma equivocada pela equipe da Resíduo Zero.
Investigação
A Secretaria garantiu que irá aplicar todas as sanções cabíveis aos responsáveis, e que aguarda as conclusões das investigações policiais. Além disso, foi implementada sindicância administrativa para apurar o caso.
Um Grupo de Intervenção Hospitalar também foi criado para fiscalizar a Maternidade. Desse modo, será possível investigar o cumprimento ou não de todos os protocolos estabelecidos pela SMS.
A Secretaria declarou, ainda, que lamenta profundamente todo o ocorrido e que está oferecendo assistência aos familiares.
Leia mais:
Aparecida: corpo de bebê recém-nascido que desapareceu foi incinerado por engano