A operação do transporte coletivo em Goiânia terá modificações durante esse fim de semana por conta do desfile cívico realizado em comemoração ao dia da Independência do Brasil, 07 de setembro, e também pela 24° Parada do Orgulho LGBTIQ+ da capital que será realizada no domingo, 08 de setembro.
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC) informou que no sábado, 07, 18 linhas que operam na Avenida Tocantins e na Avenida Anhanguera terão itinerários alterados.
As alterações no trânsito de carros e ônibus, nessas avenidas, passam a vigorar ainda nesta sexta-feira, a partir do meio-dia.
Um das principais linhas que sofrerão mudanças é o Eixo Anhanguera que deixará de operar no trecho que entre a Rua 3, no Setor Oeste, até a Avenida Paranaíba. Com a mudança serão desativadas duas plataformas na Avenida Goiás (Goiás- Leste e Goiás- Oeste) e outra em frente ao Jóquei Clube de Goiás.
No sentido Terminal Novo Mundo ao Padre Pelágio, o ônibus da Metrobus fará o percurso pelas avenidas Araguaia e Paranaíba até chegar ao trecho da Anhanguera na altura da Rua 3. No percurso inverso, o ônibus será desviado para o início da Avenida Tocantins, Rua 3, atravessar a Goiás até o ponto da Araguaia onde ele, novamente, volte ao Eixo Anhanguera com sentido Terminal Novo Mundo.
As 17 linhas convencionais que sobem a Avenida Tocantins serão desviadas para a Avenida Paranaíba, cruzarão a Anhanguera em direção a Alameda dos Buritis para o acesso à Rua Gercina Borges Teixeira. Na Praça Cívica as linhas seguirão seus trajetos habituais. O Plano Operacional da CMTC prevê frota a mais em terminais caso seja necessário atendimento extra.
Parada LGBTIQ+
No domingo, 08, a operação do transporte nas avenidas Araguaia, Paranaíba, Tocantins e Anhanguera seguirá ações de bloqueio de vias feito pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
Segundo a CMTC, o planejamento atenderá o público daParada do Orgulho LGBTIQ+ de Goiânia. O evento terá como ponto de partida e concentração o anel interno da Praça Cívica que ficará bloqueado para o trânsito de veículos. Público e carros de som desceram as avenidas Araguaia, Paranaíba, Tocantins retornando ao ponto de partida. Durante a passagem da parada Orgulho LGBTQ+ a via ocupada ficará bloqueada e os ônibus seguirão os desvios no trânsito. A estimativa de público é de 100 mil pessoas. A concentração será às 12h e a caminhada das 16h às 19h30 com encerramento previsto para às 22 horas.
Leia mais:
CMTC é contra retirada do ‘eixão’ de Trindade , Senador Canedo e Goianira