Prefeitura de Aparecida inicia distribuição de insulina glargina e amplia cuidado a pacientes com diabetes 

Data:

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia iniciou a distribuição de insulina glargina pelo SUS e organizou um fluxo para garantir que o medicamento chegue aos pacientes que atendem aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde. A estratégia é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e começou pelo Centro de Especialidades Municipal (CEM).

A distribuição será ampliada gradualmente para as 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, conforme o levantamento da demanda em cada região. O objetivo é garantir a continuidade do tratamento e evitar diferenças entre os estoques e a necessidade dos pacientes.

Quem pode receber a insulina glargina

Segundo a SMS, Aparecida tem entre 30 mil e 35 mil adultos com diabetes. No CEM, foram identificados entre 250 e 300 pacientes que se enquadram no público definido para a transição da insulina NPH para a glargina.

Neste primeiro momento, podem receber o medicamento:

  • pessoas de 2 a 17 anos com diabetes tipo 1;
  • pacientes com 70 anos ou mais com diabetes tipo 1 ou tipo 2.

O mapeamento dos pacientes nas demais unidades de saúde ainda está em andamento.

Distribuição será feita conforme a demanda

A entrega da insulina glargina começou na última semana, com apoio das endocrinologistas do município na identificação dos pacientes e no encaminhamento para as UBSs de referência.

A SMS recebeu inicialmente 1.200 unidades do medicamento. Segundo a pasta, o lote não será dividido igualmente entre as 42 UBSs. A distribuição será calculada conforme a quantidade de pacientes atendidos em cada território.

A medida busca evitar excesso de estoque em unidades com menor demanda e falta do medicamento onde houver maior número de usuários.

“Estamos organizando a rede para que o medicamento chegue ao paciente no lugar certo e no momento em que ele precisa”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães.

Segundo o secretário, a insulina glargina também pode oferecer maior comodidade aos pacientes, pois permite, na maioria dos casos, uma aplicação diária, além de reduzir o risco de hipoglicemia noturna e proporcionar maior estabilidade no controle da glicemia.

Tratamento terá acompanhamento pela rede municipal

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, destaca que a estratégia não envolve apenas a entrega do medicamento, mas também o acompanhamento dos pacientes.

“Não se trata apenas da entrega de uma insulina, mas de garantir que o paciente tenha tratamento contínuo e acompanhamento adequado. A descentralização será feita com segurança, aproximando o cuidado da população e fortalecendo a Atenção Primária”, afirma.

Para Fabrício Alves, coordenador do almoxarifado de medicamentos e insumos e apoiador da coordenação de assistência farmacêutica, o levantamento da demanda permite organizar melhor os estoques.

Insulina glargina passa a ser oferecida pelo SUS

A iniciativa de Aparecida acompanha a estratégia do Ministério da Saúde, que iniciou em julho a transição gradual da insulina NPH para a insulina glargina no SUS.

A glargina é uma insulina de ação prolongada que, na maioria dos casos, permite uma aplicação diária. O medicamento pode favorecer maior estabilidade da glicemia, reduzir o risco de hipoglicemia e contribuir para a adesão ao tratamento.

A oferta foi ampliada nacionalmente após a incorporação da insulina glargina ao SUS. A implementação ocorre de forma gradual para permitir o planejamento da dispensação e garantir a continuidade do tratamento.

Substituição deve ser orientada por profissional de saúde

A substituição da insulina NPH pela glargina não deve ser feita por conta própria. A mudança deve ocorrer conforme avaliação e orientação da equipe de saúde responsável pelo acompanhamento do paciente.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Goiânia terá Dia D de Multivacinação para crianças e adolescentes neste sábado (22), com 61 salas abertas 

Mobilização para atualizar a caderneta de crianças e adolescentes menores de 15 anos ocorre das 8h às 17h nas unidades básicas e até às 18h nos Centros Municipais de Vacinação

Queimadas em Goiás aumentam 40,6% na segunda semana de agosto

Estado registrou 225 focos de queimadas no período, enquanto baixa umidade e calor intenso elevam o risco de incêndios florestais

Goiás aparece em segundo lugar entre os estados com mais processos sobre proteção de dados no Brasil

Estado soma 686 ações relacionadas à LGPD entre 2023 e julho de 2026, atrás apenas de São Paulo, que concentra mais de 22 mil processos

Sine de Goiânia oferece 1.172 vagas de emprego nesta semana

Oportunidades abrangem comércio, serviços, construção civil, transporte, logística, indústria e telemarketing