Nova vacina contra pneumonia e meningite começa a ser aplicada em crianças de até 4 anos em Aparecida

Data:

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia inicia, a partir da próxima segunda-feira (1º), a aplicação da nova vacina pneumocócica 20-valente, conhecida como Pneumo 20, em 38 pontos de vacinação do município.

O novo imunizante passa a integrar o calendário nacional de vacinação do SUS e amplia a proteção de crianças entre 2 meses e 4 anos, 11 meses e 29 dias contra doenças graves causadas pela bactéria pneumococo, como pneumonia, meningite, otite e sinusite.

A Pneumo 20 oferece cobertura contra 20 sorotipos da bactéria e substituirá gradualmente a antiga Pneumo 10, reforçando a prevenção de complicações respiratórias e infecções invasivas na infância.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, a ampliação da cobertura vacinal representa um avanço importante na proteção infantil.

Já a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforçou a importância de pais e responsáveis atualizarem a caderneta de vacinação das crianças.

Prefeitura de Aparecida amplia proteção infantil com oferta da nova vacina  Pneumo 20 - Tribuna do Planalto

Como será a vacinação

Para bebês menores de 12 meses que iniciarem o esquema vacinal, a aplicação será feita em três etapas:

  • Primeira dose aos 2 meses com a Pneumo 20
  • Segunda dose aos 4 meses, inicialmente utilizando estoques remanescentes da Pneumo 10
  • Dose de reforço aos 12 meses exclusivamente com a Pneumo 20

Crianças entre 1 e 4 anos que já iniciaram ou concluíram o esquema anterior também deverão comparecer às unidades para avaliação e aplicação da dose de transição.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que os responsáveis levem documento da criança, cartão do SUS e caderneta de vacinação.

Nova vacina pneumocócica 20-valente é incorporada ao SUS - Folha de  Alphaville

Vacinação será realizada em 38 pontos

As doses da nova vacina chegam ao município nesta quinta-feira (28) e estarão disponíveis a partir de segunda-feira nas UBSs, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

A Central de Imunização funcionará de segunda a sábado, das 7h30 às 18h30.

Confira os locais de vacinação

  • UBS Andrade Reis
  • UBS Colina Azul
  • UBS Independência Mansões
  • UBS Jardim Florença
  • UBS Tiradentes
  • UBS Pontal Sul 2
  • UBS Veiga Jardim
  • UBS Papillon Park
  • UBS Bairro Ilda
  • UBS Cruzeiro do Sul
  • UBS Bairro Cardoso
  • UBS Madre Germana
  • UBS Jardim dos Ipês
  • UBS Jardim Riviera
  • UBS Caraíbas
  • UBS Alto Paraíso
  • UBS Bandeirantes
  • UBS Buriti Sereno
  • UBS Campos Elísios
  • UBS Bairro Independência
  • UBS Boa Esperança
  • UBS Anhambi
  • UBS Rosa dos Ventos
  • UBS Jardim Paraíso
  • UBS Jardim Olímpico
  • UBS Parque Trindade
  • UBS Santa Luzia
  • UBS Bela Vista
  • UBS Jardim dos Buritis
  • UBS Nova Olinda
  • UBS Retiro do Bosque
  • UBS Cândido de Queiroz
  • UBS Vila São Pedro
  • UBS Expansul
  • UBS Mansões Paraíso
  • UBS Garavelo Park
  • UBS Santo André
  • Central de Imunização
Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Luis Cesar Bueno critica extremismo e comenta cenário político em Goiás

Coordenador da campanha de Lula em Goiás foi entrevistado no Manhã Bandeirantes e falou sobre manifestações, medidas econômicas, Banco Master e articulações políticas

Governo de Goiás divulga resultado final do concurso para auditor fiscal

Concurso da Secretaria da Economia recebeu 23,5 mil inscrições e ofereceu 50 vagas imediatas e 25 para cadastro de reserva; 78 candidatos foram habilitados

Senado aprova fim da escala 6×1 e jornada de 40 horas semanais

PEC recebeu 75 votos favoráveis e um contrário nos dois turnos; texto prevê dois dias de descanso por semana, sem redução salarial, e segue para promulgação

Gol encerra voo direto entre Goiânia e Brasília em 2027

Última viagem está prevista para 31 de janeiro; companhia atribui cortes na malha aérea ao aumento do combustível e manterá outras operações em Goiás