MPGO instaura procedimento para acompanhar política de arborização e combater podas irregulares em Goiânia

Data:

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio da 15ª Promotoria de Justiça de Goiânia, especializada na defesa do meio ambiente, instaurou, nesta terça-feira (11), um procedimento administrativo para acompanhar e fiscalizar a política pública ambiental e climática de gestão da arborização urbana da capital.

O promotor de Justiça Juliano de Barros Araújo conduz a iniciativa. Ela verifica o cumprimento do Plano Diretor de Arborização Urbana de Goiânia, instituído pela Lei Complementar nº 374/2024. O trabalho também analisa os procedimentos de poda e a manutenção de árvores próximas à fiação aérea. Além disso, avalia a criação de um Manual Técnico Operacional de Podas e a elaboração de um inventário da arborização urbana. Por fim, verifica a adequação das podas e a remoção correta dos resíduos gerados.

A medida considera denúncias e reportagens recentes que apontam podas drásticas e irregulares realizadas por empresas prestadoras de serviço à concessionária Equatorial Goiás, que teriam causado mutilações em exemplares arbóreos da cidade.

O MPGO alerta que podas inadequadas prejudicam a saúde e a longevidade das árvores. Elas reduzem sua função ambiental e paisagística e desrespeitam o princípio da precaução ambiental. A instituição reforça que a arborização urbana é essencial no combate às mudanças climáticas. As árvores ajudam a absorver carbono, melhorar a qualidade do ar, reduzir as ilhas de calor e reter águas pluviais. Além disso, fortalecem a biodiversidade nas áreas urbanas.

Leia Mais: Polícia Civil desarticula organização criminosa especializada em golpes virtuais e lavagem de dinheiro em operação conjunta com São Paulo

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Atuação do MPGO

O procedimento também destaca o histórico de atuação do MPGO na área. Em 2006, a 15ª Promotoria de Justiça ajuizou uma Ação Civil Pública que resultou na criação do primeiro Plano Diretor de Arborização Urbana, por meio da Instrução Normativa nº 30/2008. Desde então, cabe à Promotoria o acompanhamento das políticas municipais relacionadas à arborização.

Entre as primeiras medidas, o MPGO solicitou informações à Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma) e à Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) sobre a execução do Plano de Arborização Urbana. Também pediu detalhes sobre os protocolos de manejo e poda, o inventário das árvores e as normas de destinação dos resíduos.

O MPGO também vai agendar uma reunião técnica com representantes da Amma, da Comurg e da Prefeitura de Goiânia. O objetivo é alinhar as ações e acompanhar as medidas corretivas do plano.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Comurg e Amma fazem capacitação para aprimorar cuidados com a arborização em Goiânia

Treinamento reúne equipes técnicas e operacionais para alinhar procedimentos de poda, manejo e substituição de árvores na capital

Paraguai elimina a Alemanha por 4 a 3 nos pênaltis e avança às oitavas de final da Copa do Mundo

Seleção sul-americana vence disputa por 4 a 3 após empate em 1 a 1 e conquista classificação histórica no Mundial

Marrocos elimina os Países Baixos nos pênaltis e avança às oitavas de final da Copa do Mundo

Seleção africana vence disputa por 3 a 2 após empate em 1 a 1 no tempo normal e enfrentará o Canadá na próxima fase

Governo de Goiás anuncia ampliação do Hospital Estadual de Jaraguá com investimento de R$ 100 milhões

Obra vai ampliar a capacidade da unidade em 87% e reforçar o atendimento de mais de 1,1 milhão de moradores da macrorregião Centro-Norte