Rede Nascer em Goiás amplia cuidado com gestantes e crianças e já apresenta resultados positivos

Data:

Lançada neste ano pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Rede Nascer em Goiás vem se consolidando como uma linha de cuidado estruturada voltada ao acompanhamento de gestantes e crianças de zero a dois anos. O programa fortalece a atenção primária, organiza o percurso assistencial e oferece ferramentas como o call center 155, materiais educativos e um aplicativo oficial para monitoramento contínuo.

Desde o lançamento, em 9 de outubro, o serviço telefônico 155 já acompanha mais de 1,6 mil gestantes. O canal funciona de forma permanente para orientação e monitoramento. O atendimento é feito pelas chamadas “Madrinhas”, mulheres capacitadas pela saúde estadual que oferecem acolhimento e informações.

A qualificação profissional também avançou nos primeiros meses do programa. Cerca de 1,3 mil agentes comunitários de saúde, de todas as regiões do estado, participaram das capacitações iniciais sobre os protocolos da Rede Nascer, com foco na padronização do atendimento e na identificação precoce de riscos.

Mobilização social

Além da assistência direta, a SES tem investido em mobilização social. Atividades presenciais em parques de Goiânia aproximaram famílias da iniciativa e reforçaram a importância da atenção preventiva. O programa também mantém agendas com lideranças estaduais, ampliando o diálogo intersetorial e fortalecendo o compromisso institucional com a saúde materno-infantil.

Para as gestantes atendidas, o acompanhamento tem gerado sensação de segurança. Andreza Brito da Silva, grávida de 29 semanas, relata que se sentiu amparada mesmo após sofrer um acidente de trânsito. Já Natália Cantanhede de Jesus destaca o acolhimento recebido durante o acompanhamento na rede pública e a garantia de continuidade do cuidado para os filhos até os dois anos de idade.

Leia Mais: Comurg intensifica arborização em Goiânia e projeta plantio de 6 mil árvores até abril de 2026

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Entrega de 81 veículos

Em dezembro, a Rede Nascer foi ampliada com a entrega de 81 veículos destinados a municípios com maior vulnerabilidade e vazios assistenciais. Os automóveis têm o objetivo de fortalecer o acompanhamento das gestantes e crianças, apoiar as equipes locais e ampliar a capacidade de resposta dos serviços de saúde no interior do estado.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, a iniciativa representa um compromisso permanente com a proteção da vida. A gerente de Atenção Primária da SES, Lígia Duarte, reforça que o programa organiza fluxos, qualifica profissionais e garante um cuidado integral e coordenado desde o primeiro contato com o sistema de saúde.

A Rede Nascer tem como meta reduzir a mortalidade infantil para menos de 10 óbitos por mil nascidos vivos. Também busca diminuir a mortalidade materna para menos de 30 óbitos por 100 mil nascimentos. Para isso, aposta no monitoramento contínuo, na educação em saúde e na integração entre os diferentes níveis de atenção.

Lucas Freitas
Lucas Freitas
Jornalista formado pela UNIFASAM - Centro Universitário Sul-Americano. Profissional apaixonado em entretenimento, cinemas, teatro, futebol e musicas. Jornalista por amor.

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Goiânia recebe 19 novos ônibus com ar-condicionado, Wi-Fi e tecnologia Euro 6

Veículos começam a circular imediatamente e integram programa que prevê a renovação de toda a frota do transporte coletivo até 2027

Comurg mobiliza 966 trabalhadores para limpeza no dia das eleições

Força-tarefa atuará nos 356 locais de votação de Goiânia e terá equipes durante o dia e à noite para recolher resíduos de campanha

Google Cloud destaca Goiás na transformação digital do setor público

Thomas Kurian destacou o uso de inteligência artificial pelo Estado durante o Google Cloud Summit Brasil 2026, em São Paulo

Goiás prepara operação integrada de segurança para as eleições

Operação coordenada pela SSP-GO mobilizará forças estaduais, federais e municipais nos 246 municípios durante o primeiro turno, em 4 de outubro