O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), realiza neste mês a campanha Novembro Azul, que busca incentivar o cuidado integral com a saúde dos homens. Além da prevenção do câncer de próstata, o movimento deste ano destaca a prevenção de violências e acidentes, seguindo a proposta do Ministério da Saúde.
A Superintendência de Políticas e Atenção Integral à Saúde (Spais) preparou diversas ações, incluindo o Dia D do Novembro Azul, marcado para o dia 19 de novembro. Na data, prédios públicos serão iluminados de azul e unidades de saúde vão promover atividades educativas voltadas à saúde masculina.
De acordo com a superintendente Amanda Limongi, o Novembro Azul é uma oportunidade de ampliar o debate sobre o bem-estar dos homens.
“É um momento importante para falar não só sobre o câncer de próstata, mas sobre toda a saúde do homem. É um chamado à prevenção, ao autocuidado e à quebra de tabus que ainda afastam muitos homens dos serviços de saúde”, destaca.
Leia Mais: Detran Goiás aciona a Justiça para impedir patrocínio de sites falsos e proteger usuários de golpes
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Dados preocupantes
Entre 2013 e 2023, Goiás registrou 472.876 mortes de homens. As principais causas foram doenças do aparelho circulatório (118.655), cânceres (71.667) e causas externas (68.668), como acidentes e violências.
Somente em 2023, houve 5.824 óbitos por causas externas, sendo os homens entre 20 e 39 anos os mais afetados — com 2.252 casos. Acidentes de trânsito, agressões e lesões autoprovocadas foram as principais causas.
Criado em 2003, o Novembro Azul começou como uma campanha mundial para conscientizar sobre o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Hoje, se transformou em um movimento voltado à promoção da saúde integral do homem, alinhado à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (Pnaish), que busca reduzir as doenças e mortes masculinas por meio da prevenção e do acesso à atenção primária.


