A Ouvidoria do Detran-GO recebeu, neste ano, mais de 170 denúncias de golpes envolvendo IPVA e Licenciamento de veículos em Goiás. A prática tende a se intensificar com a proximidade do prazo de pagamento dos tributos de quase três milhões de veículos no estado.
O Licenciamento Anual, com vencimento inicial em 15 de outubro, teve o prazo prorrogado para 31 de outubro, o que aumenta a atenção necessária dos motoristas, já que criminosos se aproveitam da pressa e da desatenção para aplicar fraudes.
Segundo relatos, os golpistas entram em contato por WhatsApp, e-mail ou direcionam as vítimas para sites falsos, muitas vezes após buscas em plataformas online. Em alguns casos, os prejuízos chegaram a R$ 5 mil.
As formas oficiais de pagamento são via boleto bancário ou Documento Único de Arrecadação (DUA), disponíveis apenas pelo app Detran GO ON ou no site oficial do Detran-GO. Pagamentos por PIX também são permitidos, mas é essencial conferir o CNPJ: 02.872.448/0001-20.
O presidente do Detran-GO, delegado Waldir, alerta: “O dinheiro que vai para o bandido não volta mais”, reforçando a importância de utilizar apenas canais oficiais para gerar boletos. Débitos podem ser parcelados em cartão de crédito junto a empresas credenciadas.
Leia Mais: Polícia Civil de Goiás realiza operação contra grupo que cobrava taxa de “segurança privada” em Aparecida de Goiânia
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Como se proteger e denunciar
- Registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil em caso de golpe.
- Denunciar a fraude na Ouvidoria do Detran-GO, pelo Portal Expresso.
- Evitar clicar em links de anúncios patrocinados nos buscadores e sempre digitar o endereço oficial do site.
A Diretoria de Tecnologia da Informação do Detran-GO monitora e denuncia diariamente sites e perfis falsos que simulam os canais oficiais do órgão. O alerta reforça a necessidade de cautela e atenção redobrada neste período de pagamento de tributos.