A Prefeitura de Goiânia vai investir pesado na requalificação da Marginal Botafogo, uma das vias mais movimentadas da capital. O projeto foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal, na modalidade de Prevenção a Desastres Naturais – Drenagem Urbana, e contará com R$ 267 milhões.
As intervenções previstas incluem a recuperação e ampliação do canal central, implantação de bacias de contenção, reforço da estabilidade do aterro, contenção de erosões, reconstrução do asfalto, melhorias no paisagismo, revisão dos pontos de lançamento de águas pluviais e monitoramento da qualidade da água. O objetivo é oferecer uma solução definitiva para os recorrentes problemas de alagamentos e deslizamentos na região.
Segundo a Secretaria de Articulação Institucional e Captação (Secap), a atual fase envolve a entrega de documentos técnicos, como certidões, projeto básico, orçamento, mapa e declaração de utilidade pública das áreas. Após a aprovação do Governo Federal, a equipe responsável deverá elaborar o projeto executivo em até 180 dias, antes da licitação.
O titular da Secap, Junior Toledo, ressaltou a importância do cronograma. “Será uma das obras mais importantes da cidade. Queremos dar celeridade para que a licitação ocorra o mais breve possível e tenhamos o início das obras”, afirmou.
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Prazo mínimo de execução
O prazo mínimo de execução é de dois anos. O prefeito Sandro Mabel destacou que, além dos recursos do PAC, a Prefeitura poderá buscar financiamento junto à Caixa Econômica Federal para ampliar as intervenções. “Queremos resolver definitivamente os problemas de transbordamentos e deslizamentos, garantindo mais segurança para quem utiliza a Marginal Botafogo”, disse.
A obra complementa medidas emergenciais já adotadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) neste ano, como contenção de erosões, instalação de meios-fios pré-moldados, descidas d’água, recuperação de bocas de lobo, muros e poços de visita, além da limpeza de bueiros, ramais e pontes em vários trechos da via.