Começam nesta quinta-feira (7) as inscrições para a 6ª edição do Programa Embaixadores da Cidadania, promovido pelo Governo de Goiás por meio da Controladoria-Geral do Estado (CGE). A iniciativa visa formar jovens líderes sociais interessados em desenvolver ações de impacto em suas comunidades, com foco em políticas públicas, saúde, transparência e cidadania.
A participação é gratuita e aberta a pessoas com 16 anos ou mais, residentes no Brasil ou em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As inscrições seguem até o dia 21 de agosto e devem ser feitas pelo site oficial do programa: goias.gov.br/controladoria/embaixadoresdacidadania.
Nesta edição, serão ofertadas 1.500 vagas, com possibilidade de ampliação conforme a demanda. A lista de selecionados será divulgada no dia 29 de agosto.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia realiza mais de 3,6 mil testes para diagnóstico de hepatites durante Campanha Julho Amarelo
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Etapas do programa
A primeira fase ocorre entre os dias 1º e 12 de setembro, com cursos teóricos em formato de ensino a distância (EAD) sobre temas como Governo Aberto, Democracia, Cidadania, Políticas Públicas, Transparência, Obras Públicas e Saúde Pública. Os participantes receberão certificado de 50 horas, emitido pela Universidade Federal de Goiás (UFG), parceira da iniciativa.
Na segunda etapa, prevista para ocorrer entre os dias 18 e 24 de setembro, os participantes deverão desenvolver e executar projetos práticos de impacto social. Aqueles que concluírem as duas fases receberão certificação de 100 horas e passarão a integrar oficialmente a rede de Embaixadores da Cidadania.
A edição de 2025 contará com premiação dobrada em relação ao ano anterior: R$ 120 mil, divididos igualmente entre as áreas de Governo Aberto/Cidadania e Saúde Pública. A organização vai premiar, em dezembro, as 10 melhores ações desenvolvidas durante o programa.
Histórico
Desde sua criação em 2020, o Embaixadores da Cidadania já formou mais de 4 mil participantes e viabilizou a execução de mais de 400 ações de impacto social. O programa alcançou 19 estados brasileiros e 13 países, incluindo Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau, Haiti, Venezuela e Timor-Leste.
A edição 2025 conta com apoio da CGE e da UFG. Também participam a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a Seinfra e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).