A Biblioteca Municipal Cora Coralina, localizada no Setor Campinas, está promovendo uma campanha de doação gratuita de livros literários à população. A ação, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), tem como objetivo incentivar o hábito da leitura e ampliar o acesso à literatura. Os interessados podem visitar o espaço de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Avenida 24 de Outubro, nº 120.
Logo na entrada da biblioteca, os exemplares disponíveis ficam expostos para livre escolha do público. Não é necessário cadastro nem qualquer tipo de pagamento. A ideia é democratizar o acesso ao conhecimento e estimular o contato da comunidade com diferentes obras e autores.
Além de doar, a biblioteca também recebe livros — desde que sejam exclusivamente literários e estejam em boas condições de uso. As doações são provenientes de acervos particulares, instituições de ensino e da própria comunidade. Antes de irem para a estante da doação, os exemplares passam por triagem e organização pela equipe técnica da unidade.
Leia Mais: Prefeitura de Goiânia notifica responsáveis por jazigos abandonados nos cemitérios Parque e Santana
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Espaço de estudo e preservação histórica
A Biblioteca Cora Coralina é referência entre as unidades mantidas pela Secult, ao lado da Biblioteca Marietta Telles Machado. O local oferece estrutura voltada para estudantes e pesquisadores, com mesas coletivas, cabines de estudo individuais e um espaço para grupos de até oito pessoas. É um ambiente que atrai leitores em busca de tranquilidade para leitura, pesquisas acadêmicas e encontros de estudo.
Além do papel educacional, o prédio da biblioteca é um patrimônio histórico com arquitetura em estilo Art Déco, tombado e reconhecido por sua importância cultural. De acordo com a diretora de Ações Formativas, Difusão e Acervo Artístico Cultural da Secult, Adriana Alves, a atual gestão tem priorizado ações de preservação e está com projetos de restauração em andamento. “O prédio da biblioteca necessita de intervenções e isso deve acontecer nos próximos meses, com apoio do Iphan e da Seinfra”, afirma.
Com um acervo variado e ações contínuas de fomento à leitura, a Biblioteca Cora Coralina se consolida como espaço essencial de acesso à cultura e ao conhecimento em Goiânia.
