26.8 C
Goiânia
quinta-feira, 8, maio 2025
- Anúncio -

Goiânia cria o Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas para fortalecer a resiliência urbana

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Goiânia deu um passo importante no enfrentamento da crise climática com a criação oficial do Fórum Goianiense de Mudanças Climáticas (Gynclima). A lei nº 11.381, que sanciona a criação do fórum, foi aprovada pela Câmara Municipal de Goiânia e entrou em vigor no dia 30 de abril, com a publicação no Diário Oficial do Município. A iniciativa, apoiada pela Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), marca mais uma conquista na agenda ambiental da cidade.

O Gynclima tem a missão de promover um diálogo contínuo entre governo, academia, setor produtivo e sociedade civil. O fórum também estimula a cooperação entre esses segmentos. Seu principal objetivo é elaborar estratégias que reduzam os impactos das mudanças climáticas. Para isso, busca soluções inovadoras, inclusivas e com foco na diminuição das consequências socioambientais e econômicas.

Parcerias para ações concretas

A presidente da Amma, Zilma Peixoto, ressaltou a importância da criação do Gynclima e a relevância da colaboração entre diferentes esferas da sociedade. “Este fórum será fundamental para unirmos forças e construirmos uma cidade mais preparada para os desafios impostos pela crise climática. Estamos comprometidos em liderar ações concretas em defesa do meio ambiente”, afirmou.

Zilma também ressaltou avanços inéditos no enfrentamento das mudanças climáticas. Entre eles, estão a criação da Gerência de Combate às Mudanças Climáticas e a implantação da Política de Redução do Carbono, dentro da estrutura da Amma. Além disso, a Prefeitura de Goiânia contará com o Gabinete de Combate às Crises Climáticas, que reunirá representantes de diversas secretarias municipais.

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.

Leia Mais: Pesquisa do Procon Goiânia revela diferenças de até 185% nos preços de presentes para o Dia das Mães

Estrutura para ações eficazes

Gabriel Tenaglia, gerente de Combate às Mudanças Climáticas da Amma, reforçou a importância da nova estrutura para o planejamento e a execução de políticas públicas eficazes. “Agora, Goiânia tem uma estrutura robusta e permanente para enfrentar as crises climáticas. Este é um marco histórico para a cidade”, afirmou Tenaglia, que também acredita na capacidade do fórum em fortalecer a cidade frente aos desafios ambientais.

A Gerência de Combate às Mudanças Climáticas desempenhará um papel crucial nesse processo, coordenando ações e mobilizando a sociedade para tornar Goiânia cada vez mais sustentável. Zilma Peixoto concluiu: “Estamos empenhados em avançar na implementação de medidas eficazes e criar políticas resilientes para o futuro da nossa cidade”.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -