A capital goiana deu mais um passo rumo à modernização da mobilidade urbana. Nesta quarta-feira (16), Goiânia recebeu 74 novos ônibus como parte do projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC). A entrega aconteceu na Praça da Cidade Administrativa Maguito Vilela, em Aparecida de Goiânia, com a presença do vice-governador Daniel Vilela e do prefeito em exercício de Goiânia, Romário Policarpo.
Essa iniciativa integra o conjunto de ações voltadas à reestruturação do transporte público na Região Metropolitana, que atende diariamente cerca de 1,2 milhão de passageiros, de acordo com a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). O objetivo é reduzir o tempo de espera, ampliar a capacidade de atendimento e garantir mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários.
Investimento sem aumento na tarifa
Durante a solenidade, Romário Policarpo reforçou que o reforço na frota representa um avanço importante para a população. “Esse investimento representa mais um passo na busca por um transporte público mais eficiente, confortável e digno para os goianienses”, afirmou.
Já o vice-governador Daniel Vilela destacou que os novos veículos começarão a operar ainda este mês e que não haverá aumento na tarifa, que permanece em R$ 4,30 desde 2019. “Isso só é possível graças ao aporte financeiro mensal do Governo de Goiás e das prefeituras da região. Mesmo com investimentos contínuos, conseguimos manter o valor acessível ao usuário”, disse. Ele ainda reafirmou o compromisso do governador Ronaldo Caiado em renovar toda a frota até 2026.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Governo de Goiás entrega 38 veículos para fortalecer vacinação e vigilância em saúde
Frota mais moderna, sustentável e segura
Os veículos, operados por empresas do consórcio RedeMob, serão incorporados às linhas que conectam Goiânia a outros municípios da região metropolitana. Além de modernos, os ônibus seguem critérios tecnológicos e ambientais exigidos pela nova etapa da RMTC.
Os modelos entregues têm chassi Mercedes-Benz OF 1721 L e carroceria Marcopolo Torino, atendendo ao padrão ambiental Euro 6, que reduz em até 80% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e em 66% o material particulado. Entre os destaques da frota estão:
- Ar-condicionado
- Câmeras com reconhecimento facial
- Vidros fumê
- Corrimãos e assoalho antiderrapante
- Bloqueadores de portas
- Campainha wireless
- Tomadas USB
- Sistema GPRS para monitoramento em tempo real
Essa entrega reforça o compromisso do Estado e dos municípios com um transporte coletivo mais eficiente, moderno e sustentável, além de garantir mais dignidade no deslocamento diário da população.