As vendas do comércio varejista em Goiás registraram alta de 1,0% em fevereiro de 2025, em comparação com janeiro, segundo dados do Painel do Varejo Goiano, divulgado pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL-GO), com base em informações do IBGE. O desempenho estadual superou a média nacional, que teve variação positiva de 0,5% no mesmo período.
Já no varejo ampliado — que engloba veículos, motocicletas, peças automotivas e outros segmentos — Goiás teve crescimento de 0,5%, enquanto a média do país apresentou queda de 0,4%. Os dados reforçam o bom momento do comércio goiano no início do ano.
Vendas crescem no acumulado do 1º bimestre
Ao comparar os dois primeiros meses de 2025 com o mesmo período do ano passado, o comércio varejista em Goiás teve crescimento acumulado de 1,1%. Já o varejo ampliado ficou estável, sem avanço no volume de vendas.
O segmento que mais impulsionou os resultados foi o de móveis e eletrodomésticos, com alta expressiva de 21,9% — mais que o triplo da média nacional, que ficou em 6,9%. Em seguida, o setor de artigos médicos e farmacêuticos teve expansão de 9,6% no estado.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Governo de Goiás lança iD Goiás com login único e mais segurança digital
Alguns setores ainda sentem os efeitos da crise
Apesar do bom desempenho geral, nem todos os segmentos avançaram. Das 11 atividades analisadas pelo IBGE, quatro apresentaram queda nas vendas. O maior recuo foi registrado no setor de materiais para escritório, com queda de 24,8%. Em seguida, vieram combustíveis e lubrificantes, que tiveram retração de 11,6%.
Segundo o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro, o aumento nas vendas indica uma recuperação do varejo, apesar dos desafios causados pela inadimplência. “O crescimento em Goiás mostra uma reação positiva do setor, mesmo após oito meses seguidos de alta na inadimplência, que encarece o crédito e dificulta o faturamento”, avaliou.
Apesar dos desafios, o varejo goiano tem mostrado um bom desempenho neste início de ano. Com isso, o estado continua se destacando no cenário nacional pela movimentação econômica do setor.