Produção de laranja em Goiás deve crescer 1,9% em 2022, informa boletim Agro

Data:

A laranja é uma das culturas que devem registrar crescimento este ano em Goiás. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a estimativa para a produção goiana é de aumento de 1,9% em relação ao ano passado. O volume previsto é de 158,5 mil toneladas, que, uma vez confirmado, coloca Goiás na oitava posição do ranking nacional de maiores produtores. Área plantada e produtividade média também têm perspectiva de alta: 0,5% e 1,5%, respectivamente.

As informações estão na edição de setembro do Agro em Dados, boletim publicado nesta sexta-feira (02) pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A publicação acompanha mensalmente os principais indicadores agropecuários de Goiás e do Brasil, como produção, exportações e Valor Bruto de Produção (VBP). Os números são apresentados por meio de gráficos, mapas e análises da Gerência de Inteligência de Mercado da Seapa.

“O Brasil é um grande produtor e exportador de laranja, e a produção está basicamente concentrada no Estado de São Paulo, mas Goiás está ampliando sua representatividade na cultura, inclusive indo na contramão da tendência nacional para este ano — que é de queda de 2,6% na produção devido à bienalidade negativa”, explica o titular da Seapa, Tiago Mendonça.

Conforme a estimativa do IBGE, o Brasil deve produzir 16,5 milhões de toneladas de laranja em 2022. São Paulo deve responder, sozinho, por 75% do total; Goiás, por 1%. Os municípios goianos que mais se destacam na produção de laranja são Itaberaí, Caldas Novas, Hidrolândia e Catalão.

Ceasa

Além da laranja, a edição de setembro do Agro em Dados tem capítulos dedicados a bovinos, suínos, frangos, lácteos, soja e milho. Outra atração deste mês é um capítulo especial dedicado às Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa). De janeiro a julho, o volume comercializado no entreposto goiano aumentou 4,3% na comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a 523.218,4 toneladas. Os negócios totalizaram R$ 1,8 bilhão, alta de 39,1%.


Leia mais: Durante a Amarê Fashion, será lançado curso de capacitação para lojistas da 44 em Goiânia

Compartilhe esse post

Inscreva-se

spot_imgspot_img

Mais Notícias

Recomendadas
Recomendadas

Festival Paralímpico abre inscrições para crianças em Goiânia, Anápolis e Valparaíso

11ª edição será realizada em 19 de setembro, com atividades gratuitas em 148 municípios; Goiânia terá capacidade para receber até 400 crianças

Daniel Vilela lidera corrida ao Governo de Goiás com 45,1%, aponta Paraná Pesquisas

Candidato do MDB aparece com 45,1% das intenções de voto na pesquisa estimulada; Marconi Perillo tem 23,2% e Wilder Morais, 15%

Prefeitura de Aparecida avança na construção de parque ecológico no Serra Dourada 3

Complexo de áreas verdes terá 84 mil metros quadrados e contará com espaços de lazer, convivência e preservação ambiental

Mabel entrega BRT Norte-Sul metronizado e amplia tecnologia no transporte coletivo de Goiânia

Novo trecho tem 17 quilômetros entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória; prefeito Sandro Mabel afirma que tecnologia reduz o tempo de deslocamento dos passageiros