O projeto que prevê o parcelamento do Imposto sobre Veículos Automotores (IPVA) em até 10 vezes em Goiás foi aprovado, em segunda e definitiva votação, na Assembleia Legislativa. O texto indica que as parcelas devem ser iguais, mensais e sucessivas.
De autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), a ideia é minimizar o impacto da crise econômica que foi agravada pela pandemia de Covid-19, bem como a recente alta nos preços dos veículos usados, que elevou o valor do imposto.
Agora, o texto segue para sanção do governador Ronaldo Caiado. A definição em relação à quando a medida entra em vigor, além das datas de vencimento, serão divulgados pela Secretaria de Estado da Economia após a sanção. A expectativa é que a pasta divulgue um novo calendário para o parcelamento do imposto ainda em 2022.
Vale ressaltar que o valor do IPVA, referente ao veículo usado, é calculado com base no valor de mercado local, consultado em pesquisa da Fundação de Pesquisa Econômica (Fipe). A tabela é utilizada como referência para a cobrança do imposto e está na Instrução Normativa da Secretaria da Economia que fixa o calendário. O veículo novo vendido no Estado não paga IPVA no ano de sua aquisição.
Leia mais: Governo Federal zera impostos do etanol e de seis alimentos