A menos de 7 meses para a eleição presidencial, em outubro, o cenário político atual caminha para uma polarização e um segundo turno entre o atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
É o que apontam praticamente todas as pesquisas eleitorais. Em uma que foi divulgada pelo BTG Pactual/FSB, o petista aparece na dianteira com 43% das intenções de voto. Bolsonaro segue atrás confirmando para uma decisão entre ambos num segundo turno.
Lula (PT): 43%
Bolsonaro (PL): 29%
Ciro (PDT): 9%
Moro (Podemos): 8%
Nenhum: 5%
Ainda segundo a pesquisa, há 11% dos entrevistados que disseram que não votariam nem em Lula e nem em Bolsonaro.
Em consonância com a premissa de que não há espaço para uma terceira via, ou seja, que o cenário leva mesmo a uma disputa entre Lula e Bolsonaro, o sócio-diretor do Instituto FSB Marcelo Tokarski é enfático ao dizer que Bolsonaro está à frente dos demais candidatos para enfrentar o petista.
“Com o atual patamar de ótimo/bom, Bolsonaro se mostra muito competitivo para disputar um eventual 2º turno contra Lula. Hoje, os dois deixam pouco espaço para a chamada terceira via”, diz.
A pesquisa analisa ainda cenários de segundo turno com algumas possibilidades. Neste caso, Lula venceria todos os oponentes.
Lula: 53% — 32% Moro
Lula: 54% — Doria 22%
Lula: 50% — Ciro 22%
Sem Lula, com o cenário em que o nome do presidente Bolsonaro é testado com os demais candidatos, o presidente perderia para todos os adversários — também em segundo turno.
Ciro: 52% — 36% Bolsonaro
Moro: 43% — 36% Bolsonaro
Doria: 44% — 38% Bolsonaro
Outra avaliação feita pela pesquisa é em se tratando de saber qual candidato está mais bem preparado para governar o Brasil, em termos de redução da pobreza, manutenção ou ampliação de programas sociais, geração de empregos, controle de preços, redução de impostos, combate à pandemia, promoção do crescimento econômico e combate à corrupção. No que se refere à essa temática, Lula vence Bolsonaro em todos os cenários.
Foram 2 mil pessoas ouvidas das 17h do dia 18 de março a 15h do dia 20. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número BR-09630/2022.
Leia mais: Prefeitura lança botão do pânico como medida de proteção às mulheres em Goiânia