A prefeitura de Macapá (AP), na região Norte do Brasil, irá lançar um projeto inspirado na prefeitura de Goiânia: o Cata-Treco.
Quem confirma que essa ideia será levada à capital de Amapá é o secretário de Zeladoria Urbana de Macapá, Jean Patrick Farias. Ele visitou Goiânia para acompanhar e entender como funciona esse projeto realizado pela Companhia de Urbanização do Município de Goiânia (Comurg).
“Com o conhecimento adquirido, pude aperfeiçoar nosso planejamento para Macapá. Vamos fazer um projeto do mesmo modelo de Goiânia”, disse Jean Patrick.
O Cata-Treco é um serviço gratuito que a prefeitura de Goiânia disponibiliza a todas as regiões da capital. Os funcionários que trabalham no projeto realizam a coleta agendada de resíduos volumosos inservíveis gerados nas residências, e foi criado em 2011. O objetivo é evitar o descarte indevido de materiais em vias públicas, lotes baldios, praças e margens de córregos.
A Comurg explica que repassa todo material recolhido a 13 cooperativas de reciclagem cadastradas na prefeitura, o que beneficia famílias envolvidas no processo com criação de empregos e movimentação na economia da cidade.
O secretário Jean Patrick afirma que já veio a Goiânia com um esboço do projeto em mente. Ele descobriu o trabalho da Comurg porque fez uma pesquisa sobre o assunto nas redes sociais e encontrou o perfil da companhia.
“Eu fiquei maravilhado. Fiz questão de pedir autorização ao nosso prefeito para visitar Goiânia e passei a acompanhar os trabalhos da Comurg. Foi espetacular”, conclui.
Leia mais: Vídeo mostra policial militar agredindo jovem que teria sofrido um surto psicótico em Niquelândia