A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados discute na próxima quinta-feira (21) a alta no preço dos combustíveis no país. De janeiro a setembro deste ano, os preços de revenda registraram aumentos de 28% no diesel, 32% na gasolina e 27% no GLP (gás de cozinha), segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).
Foram convidados para discutir o assunto com os parlamentares o ministro da Economia, Paulo Guedes, o gerente-geral de Comercialização no Mercado Interno da Petrobras, Sandro Paes Barreto, o diretor-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia e o coordenador-geral de Estudos e Monitoramento de Mercado Substituto da Secretaria Nacional do Consumidor, Paulo Nei.
O deputado Felipe Carreras (PSB-PE), que propôs a realização da audiência, lembra que esses aumentos são incorporados nos preços de todos os produtos. “Muito se tem discutido sobre de quem seria a culpa deste aumento, mas uma coisa é fato, o custo tributário é uma fatia importante da composição do preço que chega ao consumidor final”, afirma o parlamentar.
A perspectiva é de manutenção dessa tendência de alta devido às flutuações no preço internacional do barril de petróleo. Carreras quer que o Ministério da Economia explique que medidas podem ser adotadas para a mitigação desse custo.
Leia mais: Governo de Goiás concede reajuste salarial e ajuda de custo para os servidores da educação