A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Goiânia votou para prorrogar por 120 dias a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Enel. A decisão ocorreu nesta terça-feira (5).
Com o propósito de investigar supostas irregularidades na prestação de serviços da empresa, a Casa instalou a CEI em 13 de maio de 2021.
A medida dos parlamentares coincide com o momento de diversos problemas enfrentados pelos consumidores nos últimos dias — na Região Metropolitana de Goiânia (RGM) — com queda de energia elétrica por mais de 48h.
A proposta de prorrogação foi a pedido do próprio presidente da CEI da Enel, vereador Mauro Rubem (PT), que explicitou os problemas dos últimos dias.
“As razões são mais do que evidentes. Todos nós estamos vendo o drama que Goiânia passou. Mais da metade da cidade ficou sem energia. Há bairros em que a energia acabou na sexta-feira e hoje, terça-feira, ainda não retornou”, pontuou Rubem.
Mauro ressaltou que a Enel não estaria preparada para assumir esse contrato de prestação de serviço, haja vista a quantidade de reclamações dos consumidores.
“O povo de Goiânia está sofrendo com o serviço de baixa qualidade prestado pela Enel. Essa empresa não está preparada pra cumprir o contrato de concessão que ela assumiu”, frisa o parlamentar.
Na segunda-feira (4), o também vereador Leandro Sena (Republicanos), que faz parte da comissão, realizou uma manifestação na porta da Enel. Ele criticou e disse que a empresa “presta um dos piores serviços do país”.
Mais adiante, a finalidade da CEI será ouvir representares da Enel. Os vereadores devem cobrar um plano da empresa para investimentos nos serviços que evite a interrupção da energia e um cronograma para restabelecer o quanto antes quando ocorrer essas quedas.
”Veremos o cumprimento do contrato de concessão. É função da Câmara Municipal fazer uma fiscalização dura para que o povo de Goiânia não passe pelo sofrimento e por perdas, inclusive financeiras”, destaca.
Fazem parte da comissão o vice-presidente, Juarez Lopes (PDT), o relator, Ronilson Reis (Podemos), Bruno Diniz (PRTB), Leandro Sena (Republicanos), Leia Klébia (PSC) e Geverson Abel (Avante).
Leia mais: Vacinação contra a covid-19 atende em 50 pontos de Goiânia, nesta quarta