Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia apontam uma redução de 30% nas internações e de 20% nos óbitos de pacientes idosos (acima de 60 anos) com covid-19. Os dados divulgados nesta quinta-feira (15), vem após três meses do começo da campanha de vacinação contra a doença, iniciada em janeiro.
Internações por covid-19 de pessoas com mais de 60 anos:
Janeiro: 152
Fevereiro: 356
Março: 442
Abril: 308 (início da redução)
Maio: 176
Junho: 70
“Isso é uma prova da eficácia de todas as vacinas aprovadas pela Anvisa para evitar mortes e o agravamento dos casos. É uma excelente notícia, mas todos devem manter as medidas preventivas. A pandemia não acabou e vamos continuar protegendo ao máximo as pessoas de todas as idades”, enfatiza o prefeito Gustavo Mendanha.
Outra informação importante dos levantamentos feitos pela SMS é a de que 40% das internações por covid-19, atualmente, são de pessoas de 39 a 59 anos, idades que já têm sido contempladas pela vacinação há algumas semanas. Atualmente, os com mais de 37 anos já estão sendo vacinados.
Expectativa positiva
Segundo o secretário de Saúde Alessandro Magalhães, a expectativa é de que nos próximos 90 dias, haja uma redução significativa nos riscos e agravamentos também para o público de 39 a 59 anos. “Nossas equipes de imunização não param, e, de forma planejada, ampliamos a faixa etária sempre que chegam novas doses”, afirma.
O superintendente de Avaliação e Controle da SMS, Luciano de Moura, destaca que houve uma inversão dos números de internações e óbitos entre a primeira e a segunda onda da covid-19 em Aparecida: “Em 2020, 70% das internações era de pessoas idosas, já em 2021 caiu para 30%, reflexo da imunização completa, com as duas doses de vacina, dessa faixa etária”.
Leia mais: Goiás recebe mais 133.500 doses da AstraZeneca na noite desta quinta-feira