Após retornar com as blitze da Balada Responsável, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) abordou cerca de 400 pessoas nesta terça-feira (18) e informou que sete foram autuadas por combinar álcool e direção, oito foram flagradas com veículo não licenciado, e outras cinco por dirigir sem possuir Carteira Nacional de Habilitação.
Ante a pandemia da covid-19, o Detran informou que todas as medidas serão tomadas para manter a segurança dos agentes e dos motoristas.
Para proceder com respeito às regras sanitárias contra o coronavírus, as mesas dos servidores terão um distanciamento maior, e os motoristas não descerão do veículo para ter os documentos checados. Os policiais militares utilizarão o smartphone próprio e não manusearão os documentos físicos dos condutores.
Para o motorista que for flagrado dirigindo sob o efeito de álcool, ou que se negar a fazer o teste do bafômetro, será autuado administrativamente e terá que pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e responderá processo que pode resultar na suspensão de 12 meses do direito de dirigir. Além da multa, o veículo ficará retido até que seja apresentado outro motorista habilitado.
As blitze estavam suspensas devido à pandemia do coronavírus, que começou desde o início de 2020. Até o momento, cerca de 439 mil pessoas já morreram vítimas da covid-19. Uma das formas de evitar a disseminação do vírus, segundo os cientistas, é manter o distanciamento social entre as pessoas.
Leia mais: Detran-GO volta a partir desta terça-feira com as blitze da Balada Responsável