Em reunião ordinária semanal, realizada na tarde desta quinta-feira (18), o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida de Goiânia analisou o cenário epidemiológico apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com base na Matriz de Risco e ficou definido que a cidade segue na próxima semana no cenário de risco alto, representado pela cor laranja. Com isso, o escalonamento por macrozonas continua em vigência na cidade.
O isolamento social intermitente em Aparecida fecha quatro macrozonas por dia da semana entre segunda e sexta-feira e a cidade inteira fecha, sábado, a partir das 13 horas, e domingo o dia todo. Nestes locais em que o fechamento alternado é determinado, atividades essenciais, também ficam fechadas, como supermercados, por exemplo.
Os outros estágios de risco são: estável (verde), moderado (amarelo) e alto (vermelho). Aparecida só deve reduzir as restrições quando voltar ao cenário amarelo ou verde. E caso evolua para o cenário vermelho, as restrições podem aumentar. De acordo com a prefeitura, o cenário continuará sendo analisado semanalmente e mantidas enquanto forem necessárias para conter a transmissão do vírus na cidade.
“O enfrentamento à Covid-19 em Aparecida é a união da estratégia de testagem em massa, monitoramento dos casos ativos, ampliação de leitos e medidas restritivas como o isolamento social intermitente por escalonamento regional”, afirmou o secretário de Saúde e coordenador do Comitê de Aparecida.
Atividades suspensas atualmente
Neste cenário de risco alto, as atividades econômicas não essenciais seguem suspensas, tais como eventos públicos e privados de qualquer natureza, que envolvam aglomeração de pessoas; cinemas, anfiteatros, museus, bibliotecas e clubes recreativos e assemelhados. Assim como academias, atividades de condicionamento físico e ensino esportivo de todas as modalidades.
As reuniões em áreas comuns de condomínios, inclusive áreas de churrasqueiras, quadras poliesportivas, academias e piscinas; atividades de clubes recreativos e parques aquáticos; e excursões, com finalidade turística ou não também estão suspensas atualmente.
Também continuam suspensas as aulas presenciais em estabelecimentos públicos e privados de ensino regular, técnico, preparatórios e livre nas etapas fundamental de 2ª fase, médio e superior; e salões de beleza e similares.
Leia mais: Mais de 50% dos usuários do transporte, não trabalham em atividades essenciais