De janeiro a setembro de 2020, comparado com igual período de 2019, o estado de Goiás apresentou redução expressivas no número de registros violentos praticados contra a pessoa, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP). O número de homicídios caiu 14,16%, já os latrocínios (roubo seguido de morte) reduziram 27,08% e os registros de lesão corporal seguida de morte diminuíram 11,11%.
Os mesmos avanços são observados nos crimes violentos contra o patrimônio. Todas as modalidades de roubo caíram exponencialmente nesse mesmo período comparado. Os roubos de veículos diminuíram 41,41%, os roubos de carga caíram 41,84%, roubos a transeuntes recuaram 33,66%, nos roubos em residência, a queda foi de 28,54% e roubos em comércio, a redução foi de 26,09%.
Em relação aos casos de roubo em propriedade rural foi observado um decréscimo de 42,40%. Além disso, a natureza criminosa de roubo a instituição financeira está há 17 meses sem registros no Estado, o que nesse comparativo representa queda de 100%. De acordo com o governo, também não houve nenhuma ocorrência da modalidade criminosa conhecida como “Novo Cangaço”.
Leia mais: Vanderlan Cardoso não utilizará fogos de artifício na campanha à prefeito de Goiânia