20.8 C
Goiânia
segunda-feira, 9, dezembro 2024
- Anúncio -

Visitas em cemitérios no dia de Finados devem seguir normas sanitárias; confira as regras

Entre as principais recomendação está a restrição de crianças menores de 12 anos e pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como portadores de comorbidades.

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia publicou nesta terça-feira (20), uma nota informativa referente à visitação nos cemitérios no dia de Finados (02 de novembro) durante a pandemia da covid-19. A nota informativa apresenta recomendações e alertas quanto aos procedimentos de visitação aos cemitérios. Entre as principais recomendação está a restrição de crianças menores de 12 anos e pessoas que fazem parte dos grupos de risco, como portadores de comorbidades.

Segundo Yves Mauro Ternes, superintendente de vigilância em saúde de Goiânia, todos os cemitérios devem cumprir as recomendações. Também está proibida a entrega de informes, santinhos e manifestações políticas dentro e fora dos cemitérios. “A secretaria estabeleceu justamente para diminuir o risco de transmissão do novo coronavírus nesse evento de finados, onde sabemos que ocorre uma procura grande por parte da população nos cemitérios”, disse o superintendente.

Yves também orienta que as visitas ocorram no sábado e domingo (31 e 1º), véspera do feriado para evitar aglomerações. Além disso, as recomendações gerais incluem disponibilizar locais estratégicos para higienização de mãos com fonte de água, sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal, manter os ambientes fechados das áreas comuns bem arejados com ventilação natural (portas e janelas abertas). Havendo a possibilidade de formação de filas, o ideal é manter o distanciamento mínimo de segurança recomendado.

Recomendações para cemitérios e comércio

A recomendação para os cemitérios é para que haja controle em locais onde possa gerar aglomerações, como túmulos de pessoas famosas. Além disso, o local deve Disponibilizar aos colaboradores todos os EPI necessários ao desempenho das atividades, assim como Intensificar a higienização das mãos com água e sabonete líquido ou com preparação alcoólica a 70%.

Já para o comércio, não haverá nenhuma modificação em relação a parte externa do cemitério, principalmente em relação a venda de flores. “O que orientamos é para que a população use máscara, mantenha o distanciamento social, sempre que possível use álcool em gel para evitar a transmissão do coronavírus e amenizar o risco de transmissão para pessoas que estão trabalhando”, disse Yves Mauro Ternes.

Celebrações religiosas

Sobre celebrações religiosas, a Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Assistência Social, orienta que não haja a realização de qualquer tipo de manifestação religiosa que possa favorecer a aglomeração de pessoas. Além disso, caso haja, elas devem seguir os protocolos já existentes.

Confira a nota informativa completa.


Leia mais: Aliados de Maguito preparam frentes de campanha para representar candidato

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -