18.8 C
Goiânia
segunda-feira, 17, junho 2024
- Anúncio -

Vila Brasília é o primeiro bairro de Aparecida a ter 100% da iluminação em LED

Mais de 900 luminárias foram substituídas em 85 ruas do bairro

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia finalizou, na última semana, a troca completa das lâmpadas da Vila Brasília por luminárias de LED. O bairro é o primeiro do município a contar com uma iluminação total em LED. A administração mantém também um cronograma para a substituição das luminárias em parques, polos e nas principais avenidas.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), foram substituídas 921 luminárias e os respectivos braços sustentadores em 85 vias da Vila Brasília. A mudança tem um impacto direto na qualidade de vida dos moradores, com uma maior luminosidade, mais conforto e segurança nas vias do bairro.

O prefeito Vilmar Mariano ressalta que este benefício deve chegar a todos os bairros de Aparecida. “Começamos pelas avenidas e estamos avançando com a iluminação de LED em todo o município. Nosso objetivo é substituir todas as lâmpadas atuais por equipamentos mais modernos e eficientes”, afirmou.

A troca das lâmpadas comuns por lâmpadas de LED foi iniciada ano passado pela SDU e neste período foram contempladas algumas das mais importantes vias de Aparecida, como a Avenida São Paulo, Avenida V-5, Avenida Igualdade, Avenida Independência, Avenida de Furnas, dentre outras.

Segundo o secretário Davi Mendanha, o investimento diminui os gastos com manutenção e se justifica no médio-longo prazo. “Essas novas lâmpadas de LED são mais econômicas, mais duráveis e precisam de menos manutenção. Com isso, o investimento se paga no médio-longo prazo, com um menor custo aos cofres públicos”, destacou.

O benefício também chegou aos parques e praças de Aparecida. A troca reflete uma melhor utilização dos espaços públicos pela população, que pode aproveitar os locais também à noite com maior segurança e conforto.

Essa substituição também é um importante passo para o meio ambiente. O modelo mais moderno não contém mercúrio nem outros materiais tóxicos, ao contrário das lâmpadas de vapor de sódio, o que as torna uma opção mais ecológica e sustentável.

Área industrial

Neste mês, a Prefeitura de Aparecida começou a instalação das lâmpadas de LED também nos Distritos empresariais do município. O primeiro polo contemplado foi o Distrito Agroindustrial de Aparecida (Daiag). A mudança também se estenderá a outros distritos industriais nos próximos dias.

Ao todo foram substituídas 400 luminárias, além da implantação dos braços sustentadores em postes que não contavam com este suporte. Essa é uma medida essencial para garantir maior segurança na fixação e melhor cobertura luminosa das vias.

Manutenção em dia

As equipes de manutenção da iluminação pública têm intensificado as operações de substituição de lâmpadas, braços e disjuntores da cidade e a revisão dos bairros, praças e parques. Em menos de 30 dias a SDU realizou mais 300 atendimentos e superou a marca de 600 luminárias trocadas em 17 bairros.

Leia mais: Goiânia retoma vacinação da segunda dose da Qdenga em crianças e adolescentes

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -