Vereadores rejeitam veto ao projeto que fixa novos níveis de som e ruídos em Goiânia

0
Vereador Zander Fábio (Patriotas) é o autor do projeto | Foto: Câmara

Em entrevista à Rádio Bandeirantes Goiânia na manhã desta quarta-feira,14, o vereador Zander Fábio, (PATRIOTA) que altera os níveis máximos de som e ruídos na Capital. A proposta do vereador altera o artigo 49 do Código de Postura do Município.

O projeto é sobre a alteração dos níveis máximo de som e ruído na capital, passando de 45 a 70 decibéis, variando entre 50 e 80 decibéis, dependendo da localização (centro da cidade, zona hospitalar, industrial e residencial urbana)

De acordo Zander Fábio, autor do projeto, restaurantes e bares vão precisar de realizar adequações acústicas para que os sons produzidos não atrapalhem a população.

Segundo o Dr. Pedro Henrique Marçal Pereira, a perda auditiva por ruídos, é provocado por um exposição a sons acima de 85 decibéis.” E dois fatores são muito importantes para esse tipo de lesão, a intensidade sonora e o tempo de exposição.” Disse.

“Exemplos de intensidade sonora 35 decibéis o barulho da geladeira, 40 decibéis o aspirador de pó, 65 decibéis o ar-condicionado em tom normal, barulho de sala de aula 75 decibéis, um despertador 80 decibéis, um furadeira 81 decibéis e um toque de telefone ou uma festa e bares 85 decibéis” afirmou o Dr. Pedro Henrique Marçal Pereira.