25.8 C
Goiânia
sexta-feira, 29, agosto 2025

Ventania de até 50 km/h atinge Goiânia; chuvas isoladas foram registradas no Sudoeste goiano

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

Moradores da Grande Goiânia foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (29) com uma forte ventania, pequenas pancadas de chuva foram registradas em cidades da Região Sudoeste de Goiás ainda pela madrugada desta sexta.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), os ventos chegaram a 50 km/h em algumas regiões, resultado da passagem de uma frente fria pelo estado.

Em Jataí e Serranópolis, moradores relataram a ocorrência das chuvas nas redes sociais. A instabilidade começou na noite de quinta-feira (28) e está associada à frente fria que avança pelo Sul do País.

De acordo com a coordenadora do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Elizabeth Alves, o fenômeno também deve atingir o Centro-Sul goiano, incluindo municípios como Rio Verde, Jataí, São Simão, Itumbiara, Luziânia e Cristalina.

Na capital, a previsão para esta sexta-feira é de predomínio de sol, com máxima de 34 ºC e umidade relativa do ar variando entre 14% e 60%. O sol nasceu às 6h25 e se põe às 18h10.

Leia Mais: Procon Goiás identifica variação de até 162% em preços de umidificadores e ventiladores 

Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok

Previsão para o fim de semana

O sábado (30) deve seguir com predomínio de sol e calor no período da tarde. A umidade relativa do ar apresentará declínio acentuado, chegando a níveis mais secos e prejudiciais à saúde.

O gerente do Cimehgo, André Amorim, explicou que a ventania ocorre pelo choque entre massas de ar frio e quente, reforçado pela frente fria. Segundo ele, apesar das chuvas registradas em algumas cidades, o cenário ainda é de instabilidade pontual.

“Um foco de queimada, com esse vento, pode se alastrar rapidamente e trazer grandes prejuízos para toda a população, tanto na capital quanto no interior. Além disso, a ventania levanta poeira e fumaça de queimadas, deixando o ar mais poluído e prejudicando a qualidade da respiração”, destacou Amorim.

Alerta em Goiás: a umidade relativa do ar pode cair abaixo de 20%, indicando risco elevado, com temperaturas altas e maior probabilidade de queimadas.

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -