24.8 C
Goiânia
segunda-feira, 27, maio 2024
- Anúncio -

UTI´s de hospital em Aparecida recebem certificação de eficiência

Selo destaca alta performance dos tratamentos no país

- Anúncio -

Mais Lidas

- Anúncio -
- Anúncio -
- Anúncio -
- Advertisement -

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP) recebeu oficialmente o “Selo Eficiente de Melhores UTI´S do Brasil – AMIB/EPIMED” referente ao ano de 2023. A unidade foi construída e mantida pela Prefeitura e administrada pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein. 

O Hospital integra o Programa SMS APG Governança Clínica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A certificação reconhece o alto nível atingido em indicadores da Matriz de Eficiência: Taxa de Mortalidade Padronizada e a Taxa de Utilização de Recursos Padronizados, considerando múltiplos fatores e a gravidade de cada paciente.

 Em todo o País, participaram do processo de obtenção do selo 505 hospitais (públicos e privados) com o total de 1.087 UTIS avaliadas. No total, 258 hospitais (51%) foram premiados, correspondendo a 459 UTI´S (42%), sendo 257 (56%) com o nível máximo “Top Performer” e 202 (44%) com o nível “Eficiente”.

O selo é concedido desde 2016 numa parceria entre a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) e a Epimed e ressalta a excelência e a eficiência em diversos níveis das UTI’s na assistência à população no Sistema Único de Saúde (SUS). 

Para o prefeito Vilmar Mariano, o melhor da premiação das UTI’s é a “certeza de que estamos cuidando das pessoas com uma saúde pública do nível do setor privado, muitas vezes até melhor.”

Em outra avaliação de destaque, o HMAP já foi reconhecido como o 18º melhor no “Ranking de Clínicas e Hospitais da América Latina”, sendo também o 5º melhor hospital brasileiro dentre os 20 primeiros colocados, o 2º da rede pública do País e o 1º do Centro-Oeste do Brasil. “Aparecida merece esse trabalho e vamos seguir avançando sempre.” afirmou o Prefeito.

O diretor médico do projeto Governança Clínica Brasil da Epimed, Maurício Velasco, participou da entrega do selo no HMAP e enfatiza que “são poucos os hospitais que recebem isso e dentre os principais indicadores que levaram a essa certificação está a diminuição da taxa de mortalidade padronizada para a gravidade do doente”.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães também destaca a importância desse cuidado com os pacientes.  “Trabalhamos para que a jornada dos nossos pacientes seja mais agradável e com maior nível de satisfação possível dentro da atenção prestada. Nossos profissionais atuam com alto rigor técnico e científico, permanentemente sendo capacitados e atualizados, visando a segurança e a eficiência ao longo de todos os processos”, destaca.

Aprimoramento da rede de urgências

Inaugurado em 2018, o HMAP é o maior hospital do Estado construído por uma prefeitura. A unidade tem 235 leitos operacionais, sendo 35 em UTI´s adultas e 10 em pediátricas, 180 apartamentos e 10 salas cirúrgicas. O hospital tem ainda capacidade para realizar mais de 1.100 internações clínicas por mês, 646 cirurgias eletivas, 195 procedimentos hemodinâmicos, oito mil consultas médicas ambulatoriais e sete mil exames de imagem mensais.

Leia mais: Homem é preso por instalar câmera em banheiro de casa alugada em Anápolis

- Anúncio -
Array
- Anúncio -
- Anúncio -

Últimas Notícias

- Anúncio -