O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO) incluiu na pauta da próxima terça-feira (25) o julgamento da ação por abuso de poder político contra o governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, ambos do União Brasil. A Justiça os condenou em primeira instância à inelegibilidade e à cassação dos mandatos, mas eles recorreram para tentar reverter a decisão.
A sessão ocorrerá dez dias antes do evento em que Caiado lançará sua pré-candidatura à Presidência da República, em Salvador. O TRE-GO informou que o julgamento será transmitido pelo YouTube a partir das 17h, mas a pauta pode ser alterada conforme decisão do relator.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Goiânia sediará MotoGP em 29 de março de 2026
Acusações e decisão judicial
Em dezembro de 2024, a Justiça Eleitoral determinou a cassação do mandato de Mabel e sua vice, Coronel Cláudia (Avante), após ação movida pelo PL. O partido alegou que Caiado utilizou o Palácio das Esmeraldas para atos de campanha, favorecendo Mabel na disputa municipal. A juíza Maria Umbelina Zorzetti declarou o governador inelegível por oito anos.
Diante da decisão, as defesas de Caiado e Mabel recorreram ao TRE-GO, que agora analisará o caso. A expectativa é de um julgamento decisivo para o futuro político dos gestores goianos.