O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) suspendeu a liminar que havia interrompido a ampliação do programa IA Contra o Crime, permitindo que o Governo de Goiás dê continuidade à expansão do sistema estadual de videomonitoramento com inteligência artificial. A decisão foi assinada nesta terça-feira (23) pelo presidente da Corte, desembargador Leandro Crispim.
O magistrado analisou o recurso apresentado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE-GO) e concluiu que a manutenção da decisão de primeira instância poderia prejudicar uma importante política pública de segurança. O programa prevê a ampliação do monitoramento inteligente em 194 municípios goianos. A estrutura contará com 4.435 câmeras e 22 Centros Integrados de Inteligência, Comando e Controle (CIICCs).
O desembargador afirmou que os sistemas já em funcionamento continuam operando normalmente. Segundo ele, a interrupção da expansão do programa poderia gerar prejuízos para a administração pública. Segundo ele, a iniciativa possui planejamento técnico estruturado, cronograma de implantação e previsão orçamentária específica.
A suspensão da liminar permite que o Estado dê continuidade à expansão do IA Contra o Crime. O projeto está entre os principais investimentos tecnológicos de Goiás para reforçar a prevenção e o combate à criminalidade.
A ferramenta usa inteligência artificial para monitorar informações em tempo real e auxiliar investigações. Com isso, fortalece a capacidade de resposta das forças de segurança em todo o estado.



