Após registrar quedas em novembro e dezembro de 2024, o volume de serviços em Goiás voltou a crescer, com alta de 0,6% em janeiro deste ano, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o avanço foi ainda maior, chegando a 2%.
O setor de transporte, serviços auxiliares aos transportes e correios puxou o crescimento, registrando alta de 1,5%. Apesar do bom desempenho no mês, o acumulado dos últimos 12 meses segue negativo, com variação de -1,1%.
Por outro lado, o volume de atividades turísticas sofreu uma queda de 7,4% em janeiro de 2025, quando comparado a dezembro de 2024. Ainda assim, o estado registrou a quarta menor variação negativa do país. Entretanto, ao analisar o desempenho em relação a janeiro de 2024, os números são positivos, com um crescimento de 8,6%. Dessa forma, Goiás acumula alta de 3,5% nos últimos 12 meses, impulsionada pelos avanços registrados de outubro a janeiro.
Siga o nosso Instagram, se inscreva no YouTube e também nos acompanhe no TikTok.
Leia Mais: Prefeitura de Aparecida reforça compromisso com políticas de apoio a autistas
Cenário nacional
No Brasil, o volume de serviços teve uma leve retração de 0,2% em janeiro, após ter ficado estável no mês anterior. Já na comparação anual, o setor registrou crescimento de 1,6%, marcando a décima alta consecutiva. O principal impacto negativo veio do setor de transportes, que recuou 1,8% no mês, afetado por quedas no transporte dutoviário, aéreo, rodoviário coletivo de passageiros, ferroviário de cargas e correios. No acumulado dos últimos 12 meses, o volume de serviços no país cresceu 2,9%.